PAT busca aperfeiçoamento do trabalhador através da oferta de cursos técnicos gratuitos

Paranavaí está sendo a primeira cidade do estado a desenvolver um programa de iniciativa própria voltado à qualificação profissional, servindo de referência para os demais municípios
Foi lançado na sexta-feira, em Paranavaí, o Programa de Aperfeiçoamento do Trabalhador (PAT), uma iniciativa inédita no Estado que busca a qualificação da mão de obra local através da oferta de cursos técnicos gratuitos em parceria com instituições do município com grande experiência na área.
Segundo o diretor de Economia Solidária da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, José Maurino Martins, o Paraná conta atualmente com 220 Agências do Trabalhador espalhadas pelo estado, e Paranavaí está sendo a primeira a desenvolver um programa de iniciativa própria voltado à qualificação profissional, servindo de referência para as demais cidades.
“Há 20 anos vivíamos um momento com desemprego, inflação, onde qualquer trabalho servia para o candidato. Hoje a realidade é outra. Vivemos um novo paradigma, com geração de emprego recorde, onde quem entra pela porta da Agência são os empresários, com oferta de várias vagas de emprego que, em sua grande parte, demandam qualificação profissional. […] É um programa que tem tudo para dar certo, pois tem a parceria de entidades que conhecem a realidade local e que vão procurar atender essa demanda real”, enfatizou Martins, que representou o secretário de Estado, Amin Hannouche.
O PAT vai ofertar, de início, 12 cursos, totalizando 240 vagas. Entre os cursos estão recepcionista, tratorista agrícola, contabilidade básica, auxiliar administrativo, atendimento ao cliente e vendas. “O programa já mostrou que tem tudo para dar certo. Todas as 240 vagas ofertadas já foram preenchidas e algumas turmas já iniciaram os cursos de aperfeiçoamento. Em breve, novas turmas serão abertas e os trabalhadores que tiverem interesse já podem procurar a agência”, garantiu o gerente da Agência do Trabalhador, Lucas Barone.
O prefeito Rogério Lorenzetti lembrou que a qualificação e o aperfeiçoamento da mão de obra são fatores decisivos para a atração de novos empreendimentos para o município.
“Nesta semana dei continuidade a uma série de visitas que estou realizando a empresas e indústrias do município e visitei duas indústrias que, sozinhas, estão investindo cerca de R$ 150 milhões na expansão de suas unidades. Isso só é possível se houver mão de obra qualificada para realizar o serviço, porque uma indústria sem pessoas é apenas um prédio e maquinários. E o nosso desafio, nesse sentido, é entregar ao mercado de trabalho bons profissionais que possam colaborar com esse círculo virtuoso do progresso e do desenvolvimento em nossa cidade”, afirmou Lorenzetti.
“Estamos todos imbuídos para que o trabalhador tenha sucesso na sua carreira profissional, seja bem remunerado e, consequentemente, contribua para o crescimento e desenvolvimento do município. Hoje o nosso município cresce a passos largos, e um programa como esse é uma oportunidade a mais para a cidade se desenvolver”, analisou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), que agradeceu a parceria do governo do Estado através do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, representado na cerimônia pelo seu chefe, Marcos Felippe.

Teruo Kato diz que o PAT é um exemplo

Para o deputado estadual Teruo Kato, o PAT é um exemplo de que é possível, através de iniciativas simples, vindas do interior, transformar a realidade do estado. “É um programa que com certeza vai facilitar o treinamento do trabalhador e fazer com que se possa oferecer mão de obra qualificada para as empresas que tanto precisam”, observou.
PARCERIA – O PAT é uma realização da Agência do Trabalhador de Paranavaí (através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) e do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e conta com a parceria da Unipar, Unespar/Fafipa, IFPR, Fatecie, Sebrae, Senac, Senai, Senar, Aciap e Secretaria Municipal de Assistência Social/ACESSUAS Trabalho.
“A parceria é algo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade. Sozinhos não conseguimos chegar a lugar algum. Por isso vejo nessa parceria o futuro e a chave para o desenvolvimento da nossa região”, destacou o professor Fábio Vaz, representante da Fatecie, que falou em nome de todas as instituições parceiras do programa.
SEDE PRÓPRIA – No início desta semana, autoridades de Paranavaí, incluindo o deputado Teruo Kato, estiveram em Curitiba reivindicando uma sede própria para a Agência do Trabalhador de Paranavaí. A reivindicação foi acolhida com entusiasmo pelo secretário Hannouche, que afirmou que irá colocar Paranavaí como prioridade na construção de sedes próprias no Estado do Paraná.
O mesmo discurso foi utilizado pelo diretor de Economia Solidária, José Maurino Martins, na cerimônia desta sexta-feira. Segundo ele, Paranavaí poderá sair na frente e ser a primeira do estado a ser beneficiada com uma agência modelo.