Rotaract de Paranavaí incentiva a doação de medula óssea

A chance de se encontrar medula óssea compatível é de uma em 100 mil. Diante desta dificuldade, ampliar o número de doadores é fundamental, e o Rotaract Club de Paranavaí abraçou esta missão solidária: na manhã deste sábado instalou um ponto de coleta de sangue em frente à prefeitura, incentivando a população a fazer a doação.
“É preciso desmistificar a ideia de que doar sangue dói”, disse a presidente do Rotaract Club, Jhessica Zezak Rodrigues, ao ressaltar a importância da doação de medula óssea. “São retirados apenas quatro mililitros, depois, é feito o exame da tipagem sanguínea e o cadastro do doador vai para o banco de dados nacional”, explicou.
Quando existe compatibilidade, o doador é informado para que faça, efetivamente, a doação de medula óssea. Esse procedimento salva vidas, salientou Jhessica.
#IMG02Foi a primeira vez que o grupo de serviço desenvolveu a ação de incentivo à doação de medula óssea, e teve o apoio do Hemocentro de Paranavaí. Mas a intenção é que pelo menos uma vez por ano a estratégia se repita. “Também queremos chamar a atenção das pessoas sobre a doação de sangue, especialmente nesta época de frio”, disse a presidente do Rotaract Club.
Foi exatamente a chance de salvar vidas que motivou Joyce da Silva Fonseca, moradora de Paranavaí, a participar da ação. “Gosto de ajudar as pessoas e tem muita gente que precisa”, afirmou. E para deixar os demais doadores mais tranquilos, ela acrescentou: “Não dói”.
Podem doar medula óssea todas as pessoas que tenham entre 18 e 54 anos de idade e estejam em bom estado de saúde. A medula óssea é retirada do interior do osso da bacia, por meio de punções, sob anestesia, e se recompõe em 15 dias.
Para se tornar doador, procure o Hemocentro de Paranavaí, localizado na Rua Rio Grande do Sul, 2.390. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3421-5160.