Estudantes do Colégio José Guimarães vão atuar no Córrego Coruja
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com o Colégio Estadual José Guimarães de Cianorte, na região Noroeste do Estado, vai desenvolver ações de educação ambiental no Córrego Coruja.
O lançamento do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio (versão 2014), está agendado para hoje, às 8h30, no Colégio (Av. Coruja, 672 – Seis Conjuntos). O projeto acontece em todo o Estado e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Educação e a Universidade Livre do Meio Ambiente.
O Sustentabilidade: da Escola ao Rio tem por objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade e estimular discussões sobre a qualidade e conservação dos recursos hídricos. Para isso, os alunos da rede estadual participam do monitoramento da qualidade da água dos rios que compõem as bacias hidrográficas em que as escolas estão inseridas.
#IMG02A programação no Colégio José Guimarães também inclui atividades como palestras, visitas técnicas, mutirões de limpeza, caminhada ecológica e plantio de mudas. O Rio Coruja que está nas proximidades do Colégio, pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Ivaí e à microbacia do Rio Ligeiro. O curso da água percorre toda a região urbana da cidade.
IGLÉA GROLLMANN – No dia 14 de maio, a Sanepar e o Colégio Estadual Igléa Grollmann de Cianorte encerraram as atividades do projeto de 2013, desenvolvidas no Córrego Apuí.
Na cerimônia de encerramento e entrega dos certificados aos alunos do ensino médio, o professor Marcos Trindade Moreira, coordenador do projeto no Colégio comentou que as ações foram além das expectativas.
“A integração dos docentes e discentes propiciou que fossem introduzidos no trabalho de campo, com temas sobre flora e fauna, aspectos sociológicos e históricos da região lindeira ao córrego Apuí, além das coletas”, disse. Segundo o professor, os temas continuaram a ser desenvolvidos nas salas de aulas. Outro acréscimo ao projeto, foram as visitas de estudos na captação do Rio Bolívar, na Estação de Tratamento de Água e no Aterro Sanitário.
Para o estudante João Paulo Avelar o projeto influenciou a sua vida. “Pude conhecer nascentes e córregos, coletar e analisar suas águas, processo que eu não conhecia. E o mais importante: vou poder explicar para as pessoas a importância de preservar a natureza e proteger a água, porque depende de nós tê-las ou não”, conclui.
O lançamento do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio (versão 2014), está agendado para hoje, às 8h30, no Colégio (Av. Coruja, 672 – Seis Conjuntos). O projeto acontece em todo o Estado e tem como parceiros a Secretaria de Estado da Educação e a Universidade Livre do Meio Ambiente.
O Sustentabilidade: da Escola ao Rio tem por objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade e estimular discussões sobre a qualidade e conservação dos recursos hídricos. Para isso, os alunos da rede estadual participam do monitoramento da qualidade da água dos rios que compõem as bacias hidrográficas em que as escolas estão inseridas.
#IMG02A programação no Colégio José Guimarães também inclui atividades como palestras, visitas técnicas, mutirões de limpeza, caminhada ecológica e plantio de mudas. O Rio Coruja que está nas proximidades do Colégio, pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Ivaí e à microbacia do Rio Ligeiro. O curso da água percorre toda a região urbana da cidade.
IGLÉA GROLLMANN – No dia 14 de maio, a Sanepar e o Colégio Estadual Igléa Grollmann de Cianorte encerraram as atividades do projeto de 2013, desenvolvidas no Córrego Apuí.
Na cerimônia de encerramento e entrega dos certificados aos alunos do ensino médio, o professor Marcos Trindade Moreira, coordenador do projeto no Colégio comentou que as ações foram além das expectativas.
“A integração dos docentes e discentes propiciou que fossem introduzidos no trabalho de campo, com temas sobre flora e fauna, aspectos sociológicos e históricos da região lindeira ao córrego Apuí, além das coletas”, disse. Segundo o professor, os temas continuaram a ser desenvolvidos nas salas de aulas. Outro acréscimo ao projeto, foram as visitas de estudos na captação do Rio Bolívar, na Estação de Tratamento de Água e no Aterro Sanitário.
Para o estudante João Paulo Avelar o projeto influenciou a sua vida. “Pude conhecer nascentes e córregos, coletar e analisar suas águas, processo que eu não conhecia. E o mais importante: vou poder explicar para as pessoas a importância de preservar a natureza e proteger a água, porque depende de nós tê-las ou não”, conclui.