Pais e alunos podem consultar boletim em totens do Detran

Pais e estudantes da rede estadual de ensino poderão consultar e imprimir boletins escolares e declaração de matrículas, além de atualizar informações pessoais nos 282 totens de autoatendimentos do Detran em 172 municípios.
Anunciada pelo Governo do Estado em evento no Palácio Iguaçu, ontem em Curitiba, a medida é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação com o Detran e já estará disponível neste segundo semestre.
De acordo com o diretor-presidente do Detran, Marcelo Alvarenga Panizzi, os documentos ainda apontarão a frequência dos alunos. “Muitas vezes, os pais não têm tempo de se deslocar até os colégios. A rede de terminais de autoatendimento facilita o acompanhamento dos responsáveis sobre a vida escolar dos estudantes”, disse.
CONSULTAS – Para consultar os serviços e informações, os pais e responsáveis devem acessar os totens com os números do CPF e telefone celular.
Os estudantes devem acessar a ferramenta com o CPF e o número do Cadastro Geral de Matrícula (CGM). Após inserir as informações pessoais o solicitante receberá um código por SMS no celular cadastrado. Em seguida basta inserir o código para consultar os serviços.
A Secretaria de Estado da Educação já disponibiliza esse material pela internet, no site, e por meio do aplicativo Escola Paraná, conforme explicou o coordenador no Núcleo de Informática da Secretaria, Cláudio Aparecido de Oliveira.
“O pai pode acessar, mas, às vezes, não consegue imprimir o documento. E há momentos em que ele precisa ter o boletim e a declaração de matrícula impressos. Essa é uma ação importante, que moderniza e melhora a qualidade do ensino oferecido pelo Estado”, afirmou Oliveira.
A consulta poderá ser feita em totens de autoatendimento presentes nos postos de atendimento do Detran, Ciretrans, ruas da Cidadania, shoppings e supermercados.
“Essa parceria será mais um instrumento de interação entre família e escola que vem ao encontro da proposta do Governo do Paraná de usar ferramentas tecnológicas para facilitar o acesso do cidadão às informações relacionadas a serviços prestados pelo Estado”, disse a superintendente da Educação, Ines Carnieletto.
SERVIÇOS – Os totens de autoatendimento já oferecem serviços como a solicitação de uma segunda via ou da via definitiva da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Internacional para Dirigir (PID), agendamentos e resultados de exames entre outros.