Projeto do Sicoob tem aprovação dos cooperados

O Sicoob iniciou nesta semana o projeto fale com o Presidente. Trata-se de uma proposta que reúne a diretoria para ouvir os cooperados diretamente nas agências. A primeira etapa aconteceu no Jardim São Jorge. Com o trabalho o Sicoob quer democratizar ainda mais a sua gestão, aproveitando as observações feitas pelos associados. Os cooperados aprovaram a iniciativa.
“É um bom sinal, uma demonstração de que os diretores estão ao lado dos cooperados. Desde o começo estou na cooperativa e quero continuar”. As palavras são de Paulo Roberto Kerche, da empresa Paulão Equipamentos do Jardim São Jorge, um dos primeiros cooperados atendidos pelo presidente Hélio Nakatani. Como definiu, uma conversa não necessariamente para fazer cobranças, mas para uma troca de ideias.
#IMG02“As necessidades são diferentes, mas, às vezes, parecidas. Por isso, é bom ver os diretores ouvindo os cooperados. É importante saber quem são e como trabalham os nossos diretores”. A declaração é de Nelson Azevedo, da Florença Mármores. Ele também se reuniu com a direção do Sicoob Noroeste e falou da importância do crédito, especialmente capital de giro, para a saúde financeira das empresas.
“É excelente. Sou admirador do Sicoob desde o começo. O atendimento aqui é uma coisa diferente, as pessoas são simpáticas, não reclamam, mas sim, dão soluções. Isso você não vê em banco”. Assim se manifestou o associado Paulino Inoue, da Agropecuária Estrela no Jardim São Jorge. Mais do que reivindicações, Inoue levou à diretoria a sua impressão sobre a rotina de atendimento na agência do São Jorge.
Chegando agora à cooperativa, o empresário Márcio Roberto Mansano, da Fênix Equipamentos, se mostrou satisfeito pela forma de condução das atividades neste dia de “Fale com o Presidente”. Em companhia do pai, Luiz Carlos, Márcio Roberto se reuniu com o presidente Nakatani.
#IMG03O QUE É O PROJETO – O Projeto Fale com o Presidente visa exercitar o cooperativismo de forma direta. Nasceu da ideia de aproveitar sugestões, críticas e observações das pessoas, independente do volume de movimentação ou atividade. “Por isso, não temos agendamento antecipado. Para falar com os diretores, basta comparecer”, sintetiza o presidente Hélio Nakatani, entusiasta dessa nova proposta.
Além de ouvir, o Fale com o Presidente também quer formar novas lideranças, capazes de reproduzir a ideia do cooperativismo nas comunidades. Nakatani lembra que há espaço para crescimento. Em comunidades da Europa, por exemplo, onde o cooperativismo é mais tradicional, chega a 72% o número de habitantes que integram alguma cooperativa.
Também o vice-presidente Rafael Benjamin Cargnin Filho participou da primeira etapa do Fale com o Presidente. Ele avalia que a presença dos diretores é fundamental, pois um dos objetivos da cooperativa é integrar seus associados e, ao mesmo tempo, levar a mensagem para mais pessoas.