Diretor da Vigilância em Saúde alerta: “Caminhamos para uma epidemia de dengue”

O diretor da Vigilância em Saúde de Paranavaí, Randal Khalil Fadel, fez um alerta preocupante: “Caminhamos para uma nova epidemia de dengue”. Segundo ele, um novo caso positivo da doença é registrado a cada dia, e a maior concentração está na região da Vila Operária.
Para se ter uma ideia do tamanho do problema naquela parte da cidade, num prazo de 24 horas, entre quinta e sexta-feira, foram feitos 16 registros de pessoas com sintomas de dengue. Ao longo do ano, 12 casos da doença foram registrados na Vila Operária e em bairros próximos.
Considerando a gravidade da situação, a equipe da Vigilância em Saúde intensificará as ações de prevenção e combate à dengue na região da Vila Operária. Por isso, o pedido: “Queremos que os moradores abram as portas para receber nossos agentes. Faremos um trabalho voltado para a identificação e eliminação dos criadouros do mosquito”, disse Fadel.
#IMG02O arrastão contra a dengue terá início nesta segunda-feira, e para garantir a eficiência da ação, toda a equipe da Vigilância em Saúde estará trabalhando. Além da busca por criadouros do mosquito que transmite a doença, os agentes de combates a endemias tentarão identificar pessoas com sintomas de dengue.
A partir daí, será possível fazer o bloqueio dos locais onde houver doentes, com a pulverização do veneno contra o Aedes aegypti. Nestes casos, o diretor da Vigilância em Saúde fez um apelo à população: “Que deixem portas e janelas abertas para que o veneno tenha o efeito desejado”. Esta ação específica só não acontecerá se estiver chovendo.
Fadel teme que a situação deste ano seja semelhante à vivida em Paranavaí em 2013, quando – oficialmente – mais de 10 mil pessoas contraíram dengue. Atualmente, segundo os registros da Vigilância em Saúde, são 514 notificações de casos suspeitos da doença, com 72 confirmações e 82 exames laboratoriais pendentes.