Emissão digitalizada agiliza entrega de documentos de veículos

CURITIBA – A emissão de documentos de veículos por despachantes será digitalizada e certificada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
A medida anunciada ontem no Palácio Iguaçu, em Curitiba, vai aumentar a segurança do procedimento, diminuir a necessidade de envio de documentos físicos para armazenamento no Departamento e agilizar a entrega da documentação para os proprietários de veículos.
“O despachante fica responsável por reunir, digitalizar e enviar a documentação ao Detran. Isso desburocratiza o processo e dá agilidade ao serviço prestado”, diz o diretor-geral do Detran, Marcello Alvarenga Panizzi.
A partir de agora, fica dispensada a entrega física da documentação para determinados processos e os despachantes podem finalizar as tratativas em seus próprios escritórios.
Serviços como o primeiro emplacamento, alteração de endereço, segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), Certidão de Débitos, Comunicado de Venda e Certidão de Registro de Propriedade do Veículo poderão ser digitalizados e certificados pelos despachantes de trânsito.
“A legislação de trânsito ainda requisita a entrega de alguns documentos físicos para determinados processos. Neste caso, receberemos o material digitalizado para agilizar o encaminhamento do pedido e, depois, receberemos o material impresso. Essa desburocratização reduz o tempo que o cidadão precisa esperar para receber o documento”, explicou o coordenador de Veículos do Detran, Rafael Benvenutti.
O processo está em fase de teste assistido e a previsão é que esteja liberado nos próximos 30 dias. A medida também deve gerar economia ao Detran-PR. Atualmente, o Departamento precisa manter depósitos de arquivamento de documentos, que devem ser guardados por pelo menos cinco anos, conforme a legislação de trânsito. “Com a digitalização, cerca de 95% desses documentos não precisarão ser mantidos. Eles ficam sob responsabilidade dos despachantes”, explica Benvenutti.