Presidente da Fiep destaca protagonismo econômico da indústria paranaense

Responsável por um terço do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense, a indústria contribui para o crescimento da economia, com aumento da riqueza e geração de emprego e renda. A avaliação foi feita por Edson Campagnolo, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que esteve em Paranavaí na quinta-feira e ontem.
“A diversificação da indústria e a nossa força não só nos grandes centros urbanos, mas, também, no interior mostram o protagonismo do setor na economia do Paraná”, disse Campagnolo. Segundo ele, graças a este cenário positivo a produção industrial paranaense é a quarta maior do Brasil, à frente, por exemplo, do Rio Grande do Sul.
Levando em conta o desempenho da indústria e a representatividade do setor no processo de desenvolvimento do Estado, a Fiep está organizando uma pauta de reivindicações que serão apresentadas aos candidatos que concorrerão nas eleições de outubro deste ano. “Queremos que os políticos se comprometam a dar prioridade para nossas necessidades”, enfatizou Campagnolo.
O documento está sendo preparado com o apoio de empresários das mais diferentes localidades do Paraná, em cada uma das coordenadorias regionais da Fiep. A ação faz parte da programação que marca as comemorações da Semana da Indústria, que teve início na última segunda-feira e se estenderá até 26 de maio. O Dia da Indústria é comemorado em 25 de maio.

#IMG02Industriais da região recebem homenagem da Fiep
Vilmar José Marques, de Paranavaí, e Jair Longhi, de Loanda, foram homenageados pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira, na sede da Sociedade Paranavaiense de Desporto e Cultura (SPDC).
Lideranças do setor industrial de diferentes municípios da região, autoridades, familiares e amigos dos empresários compareceram ao evento alusivo ao Dia da Indústria, comemorado neste domingo, 25 de maio.
A Medalha do Mérito Industrial é entregue para empresários que se destacaram e contribuíram de forma decisiva para o fortalecimento da indústria e, consequentemente, da economia do Paraná. A escolha é feita por integrantes dos sindicatos que representam o setor e por outros industriais de cada região do Estado.
Os dois homenageados da noite agradeceram todos os que estiveram com eles ao longo da vida profissional, desde familiares até sócios e colaboradores. Ambos ressaltaram que sozinhos não conseguiram chegar onde estão atualmente.
A noite também foi marcada por uma homenagem póstuma a Amorim Pedrosa Moleirinho. A honraria foi recebida pela filha e por três netos.

#IMG03Paranavaí poderá ter universidade do Sesi
Qualificar mão de obra é uma das propostas defendidas pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Para isso, conta com unidades do Sesi/Senai espalhadas por várias regiões paranaenses, uma delas, em Paranavaí. As instalações ficam em um imóvel da Administração Municipal e poderão ser ampliadas para receber uma extensão da Faculdade da Indústria.
Para facilitar o processo, o coordenador regional da Fiep em Paranavaí, Maurício Gehlen, pediu ao prefeito Rogério Lorenzetti que faça a doação integral do terreno onde a unidade do Sesi/Senai foi instalada. Foi durante a cerimônia de homenagens da Fiep a industriais da região, na noite de quinta-feira.
Lorenzetti disse que se houver respaldo legal, a doação será feita. O processo será avaliado pelo Departamento Jurídico da Prefeitura de Paranavaí em parceria com a equipe jurídica da Fiep. O prefeito justificou a intenção de apoiar a formação de mão de obra: “A indústria é o coração do país”.