Paranavaí acima da média no volume de vendas para o Dia das Mães

Avaliações sobre a evolução no volume de vendas para o Dia das Mães feitas pelos principais indicadores do país, como o Serasa Experian, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), apontam que este ano o crescimento na comercialização de presentes foi inferior ao verificado em 2013 e ficou abaixo das expectativas das Associações Comerciais.
Mas em Paranavaí, os números do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o município ficou acima da média nacional e estadual.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranavaí.
Mesmo sendo a segunda data mais importante para o comércio (ficando atrás apenas do Natal), a média nacional de crescimento na comercialização de presentes para o Dia das Mães foi de apenas 2,9% (em 2013 o índice de crescimento foi de 5,3%). No Estado, o aumento foi de 4,48%, menos da metade do índice registrado em Paranavaí, que foi de 9,4%.
“A organização do comércio de Paranavaí e a aprovação da Lei de Abertura do Comércio que flexibiliza os horários de atendimento ao público, são os grandes diferenciais para este índice elevado que registramos. Hoje o comércio organizado da cidade é muito bem visto por consumidores de toda a região e também compradores do interior de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que encontram aqui variedade de produtos e preços competitivos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Carlos Henrique Scarabelli.
“Paranavaí hoje proporciona uma facilidade de acesso aos consumidores da região. Ir até Maringá, por exemplo, está ficando cada vez mais difícil considerando os altos gastos com pedágios, combustível, stress no trânsito e vários outros fatores. Paranavaí proporciona essas facilidades e tranquilidade para todos terem excelentes oportunidades para fazer suas compras a qualquer tempo”, avalia Carlos Henrique Scarabelli.
Segundo dados divulgados pela Folha de Londrina no último dia 13 de maio, a Associação Comercial do Paraná (ACP) e a Associação Comercial de Londrina (Acil) previam um crescimento de pelo menos 5% nas vendas para o Dia das Mães.
A inflação alta, o crédito caro (altas taxas de juros para compras no crediário) e a falta de confiança do consumidor na economia atual foram os principais motivos apontados para a desaceleração das vendas.