Diretores defendem maior representatividade política para todo o Noroeste do Paraná

Votar em candidatos da região é garantir a representatividade política. Esta é a ideia dos diretores da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), que trataram sobre a necessidade de envolver toda a comunidade em uma campanha de conscientização.
O objetivo é envolver diferentes entidades e grupos de serviço numa campanha de conscientização em prol do desenvolvimento: “Eu voto Noroeste”.
O assunto foi discutido na manhã desta terça-feira, durante a primeira reunião ordinária da nova diretoria da Aciap.
Na ocasião, os empresários ressaltaram a importância de eleger pessoas comprometidas com os municípios da região e que consigam investimentos em diferentes setores, desde a educação até a infraestrutura, passando pela geração de emprego e renda, saúde e segurança.
Outro aspecto fundamental no processo de escolha dos representantes políticos da região é evitar uma prática comum entre os candidatos de outras localidades do Estado. São aqueles que visitam os municípios do Noroeste apenas em épocas de eleição, mas se esquecem dos eleitores na hora de pleitear, por exemplo, novos investimentos e aprovação de projetos.
ACESSIBILIDADE – Durante a reunião, o presidente da Aciap, Márcio Catiste, deu destaque à recomendação feita pelo Ministério Público: que a entidade oriente os associados para que façam adequações em seus estabelecimentos, visando a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
“Vamos ser incisivos neste trabalho de conscientização dos empresários”, disse Catiste, que sugeriu a realização de ações no centro da cidade para chamar a atenção não somente dos comerciantes, mas de toda a população. Uma das ideias é fazer panfletagem e colagem de adesivos em veículos.
Vale destacar que em breve a Prefeitura de Paranavaí dará início à fiscalização das empresas, e aquelas que não estiverem dentro das normas estabelecidas por lei estarão sujeitas ao pagamento de multas e à suspensão do alvará de funcionamento. As informações sobre as regras podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
EMPREGOS – O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli, reiterou que o trabalho que vem desenvolvendo à frente da repartição municipal é compartilhado com a diretoria da Aciap, entidade que o indicou para o cargo.
Segundo ele, uma série de ações está sendo desenvolvida, pensando no incentivo à capacitação da mão de obra e à geração de emprego e renda. Uma delas, em fase de estudos, pretende garantir que os cursos de aperfeiçoamento ministrados nas empresas da cidade tenham 50% dos custos subsidiados pela Administração Municipal. (Ass. Imp. Aciap)