“Setor continua aquecido”, diz superintendente da Caixa

Em 2013, a Caixa investiu R$ 134 bilhões em financiamentos habitacionais em todo o Brasil. Só nos 120 municípios de abrangência da Superintendência Regional de Maringá, que inclui Paranavaí, o valor passou de R$ 1,7 bilhão. De acordo com o gerente de Construção Civil, Paulo Pereira Marinho, a soma de janeiro e fevereiro deste ano já é 30% maior.
Na avaliação de Marinho, os números demonstram que o “setor [imobiliário] continua aquecido” e que ainda é possível avançar muito. Por isso, ele elogiou a realização da Feira de Imóveis de Paranavaí 2014, que reúne as principais empresas imobiliárias e construtoras da região e conta com a participação de representantes de Maringá e Balneário Camboriú (SC).
O evento é uma iniciativa do Núcleo Setorial de Imobiliárias, da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), e tem o apoio da prefeitura. O objetivo é apresentar para os clientes diferentes opções de terrenos e imóveis à venda. “Concentrando todas as empresas em um único lugar, facilitamos o acesso dos compradores às informações”, disse Sérgio Takao Sato, organizador da Feira de Imóveis.
Integrante do Núcleo Setorial, Aldacir Araújo Chaves disse que até hoje comercializa produtos oferecidos na primeira edição do evento, em 2012. Delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná (Creci-PR) e diretor do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi-PR), ele disse que as expectativas para este ano são as melhores possíveis.
O presidente do Secovi-PR na região Noroeste, Alexandre Nicolau, confirmou a declaração de Chaves: “Iniciativas como esta dão frutos por muito tempo”. Por isso, ele fez um convite para os corretores de imóveis que não estão participando desta edição do evento, para que sejam expositores nos próximos anos. Na opinião dele, quando todos trabalham juntos por um mesmo objetivo, os resultados aparecem. “A união ajuda a crescer de forma consistente”.
O comprometimento do Banco do Brasil com a questão imobiliária foi destacado pelo gerente geral de Paranavaí, Diomar José dos Santos. Prova disso está no alto volume de créditos habitacionais disponibilizados para os clientes nos últimos anos. Tendo em vista tal enfoque de trabalho, a Feira de Imóveis é fundamental. “Acreditamos muito neste evento”, disse.
EMPREENDER – O Núcleo Setorial de Imobiliárias é formado por empresários que se reuniram com o objetivo de buscarem, juntos, soluções práticas para os problemas enfrentados pelo setor. Parte do Projeto Empreender, desenvolvido dentro da Aciap, tem conquistado resultados positivos. “Vejo que está dando certo, quando me deparo com um evento deste porte”, disse o presidente da Aciap, Guto Costa.
DESENVOLVIMENTO – O prefeito Rogério Lorenzetti disse que Paranavaí vive um momento promissor, com grandes investimentos na área habitacional e na infraestrutura. “As ações de governo estão impulsionando o desenvolvimento”, ressaltou. “O grande segredo”, continuou, “é promover o desenvolvimento de forma sustentável”.
EMPREGO – Para o presidente da Câmara de Vereadores, Mohamad Smaili, a realização da Feira de Imóveis dá provas de que o setor está em franco crescimento, promovendo a geração de emprego e renda. “Nossa cidade cresceu e a construção civil tem sido extremamente importante neste processo”.

Feira de Imóveis termina neste domingo
Começou ontem a Feira de Imóveis de Paranavaí 2014. O evento reúne empresários de toda a região, de Maringá e de Balneário Camboriú e tem como objetivo apresentar diferentes opções imobiliárias para os clientes.
A feira está sendo realizada no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca e a entrada é gratuita. Hoje, o atendimento aos visitantes vai das 10 às 20 horas. Amanhã, das 13 às 19 horas.
Quem for ao local poderá conferir terrenos, loteamentos, condomínios, casas e apartamentos, com os mais variados preços e condições de pagamento. Também será possível simular financiamentos na Caixa e no Banco do Brasil e, até mesmo, fechar negócios.
Uma iniciativa do Núcleo Setorial de Imobiliárias, a Feira de Imóveis tem apoio da Prefeitura de Paranavaí, da Caixa, do Banco do Brasil, do Secovi-PR e do Creci-PR. O Diário do Noroeste também é parceiro no evento.