Meta é vacinar 81.678 pessoas contra gripe nas cidades da região

Está marcado para o dia 22 de abril o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nos municípios de abrangência da 14ª Regional de Saúde, a meta é vacinar 81.678 pessoas, sendo 28.797 só em Paranavaí.
Para alcançar o objetivo, a expectativa é que as secretarias municipais de Saúde criem estratégias especiais no chamado Dia D de vacinação contra a gripe, programado para 26 de abril. A campanha se estenderá até 9 de maio.
Compõem o público alvo: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres que tiveram filhos há 45 dias, idosos, pessoas com obesidade de grau três e quem tenha diabetes do tipo um ou do tipo dois e façam uso de medicamento.
Também estão incluídos os pacientes com comorbidades: doenças respiratórias, cardíacas, hepáticas, renais e neurológicas crônicas, imunossupressão. Pessoas com Síndrome de Down e pacientes transplantados também devem ser vacinados contra a gripe.
De acordo com a chefe de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Fernanda Obana, as doses da vacina deverão chegar a Paranavaí nesta quinta-feira e serão distribuídas para as secretarias municipais de Saúde na próxima terça-feira.
A coordenadora regional de Imunização, Samira Silva, destacou que é importante que os pacientes com doenças crônicas apresentem a prescrição médica. No caso dos diabéticos e dos obesos, é necessário ir até a unidade básica de saúde mais próxima de casa, onde já são atendidos usualmente.
OBJETIVOS – Em toda a região, as crianças de seis meses a menores de cinco anos somam 15.734. Os trabalhadores de saúde totalizam 5.334. Entre as gestantes serão distribuídas 2.795 doses da vacina contra a gripe. As puérperas são 459. Os idosos compreendem um universo de 34.624. Já os pacientes com doenças crônicas totalizam 22.733.
REUNIÃO – Ontem, representantes das secretarias municipais de Saúde de toda a região se reuniram em Paranavaí para receber instruções sobre as estratégias de vacinação que serão adotadas neste ano. O encontro foi na sede da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).