UTI da Santa Casa receberá cinco respiradores artificiais

A Santa Casa de Paranavaí vai receber da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) cinco respiradores artificiais (ventilação mecânica), que serão instalados na UTI adulta do hospital. Os equipamentos deverão chegar até o final do mês.
A informação é do coordenador administrativo da Santa Casa, Héracles Alencar Arrais. Segundo ele, estes equipamentos têm um custo estimado de R$ 250 mil. Explicou que a UTI está usando até o carrinho de anestesia no Pronto Socorro por falta destes equipamentos.
“Mais uma vez o secretário Michele (Caputo Neto, da Saúde) entendeu e se mostrou sensível a nossa necessidade e está disponibilizando estes respiradores para a Santa Casa”, diz o presidente do hospital, Renato Augusto Platz Guimarães.
“Estes equipamentos têm uma grande importância. São essenciais mesmo. Estávamos usando equipamentos antigos, da antiga UTI da Santa Casa (a atual funciona no Hospital Regional). E a maioria dos pacientes chega a UTI com necessidade de ventilação mecânica. Alguns vão pra lá somente por estar necessitando do respirador”, diz o diretor-técnico e chefe da UTI da Santa Casa, Michel Abrão.
O médico explica que as normas de saúde apontam que a UTI deve funcionar com um aparelho para cada dois pacientes. “Mas a nossa realidade aponta que 80% dos pacientes estão precisando de ventilação mecânica. E é uma necessidade crescente. Chegamos a usar respiradores móveis, mas não é o adequado. Estamos fazendo o que é possível para deixar todos os leitos com ventiladores mecânicos. Os equipamentos serão muito bem-vindos”, aponta Abrão.