Professora paranavaiense lança obra na UEM

O livro “Origens da Educação Escolar no Brasil Colonial” foi lançado no Anfiteatro do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da Universidade de Maringá (UEM). Ele foi formatado através dos trabalhos desenvolvidos por grupo de pesquisa do qual fez parte a professora paranavaiense Tania Conceição Iglesias. Ela é doutorada e pós-doutorada em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e Mestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A paranavaiense escreveu o capítulo “Os Franciscanos e a Primeira Experiência Missionário-educativa no Brasil Colonial”. Ela apresenta a primeira experiência escolar brasileira. Trata-se de duas casas criadas por frades franciscanos para educação dos índios Carijós, em Laguna, litoral de Santa Catarina, em 1538. A professora ressalta que o projeto colonizador português só veio a se estabelecer no Brasil no ano de 1549.  
De acordo com a professora, suas informações fazem parte de um trabalho de pesquisa em fontes históricas, realizadas durante a pesquisa de sua tese de doutorado. “Esses dados eu consegui quando investiguei documentos sobre a constituição do campo educacional brasileiro nos arquivos históricos do Brasil e também no exterior”.
A professora disse que o livro foi organizado pelo professor Dr. Cézar de Alencar Arnaut de Toledo e faz parte de um projeto desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da UEM. A obra foi feita com informações de livros, cartas, relatórios, crônicas, relatos de viagem e outros documentos que constituíram os primeiros registros da vida cultural na colônia.