Herança Bendita!

Rogério Lorenzetti*

Lá se vão 18 meses que deixei a Administração Municipal de Paranavaí, mas o trabalho sério que realizamos à frente de uma equipe comprometida ainda dá resultados.
O Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) divulgou esta semana o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal referente aos anos de 2014, 2015 e 2016. E nos três anos, Paranavaí ficou na categoria de Alto Desenvolvimento.
No Paraná foi 2º lugar em 2014, 7º lugar em 2015 e 3º lugar em nosso último ano de administração.
O Índice Firjan avalia, com base em dados oficiais fornecidos pelos ministérios, o desempenho do município em três áreas: Educação, Saúde e Emprego & Renda.
Os dados revelam uma grande conquista e eles ganham importância maior se nos recordarmos que foram anos de crise econômica e ainda estávamos saindo de duas emergências: uma terrível epidemia de dengue que afetou 10% da população e, seis meses depois, uma violenta tempestade (chuva com granizo) que causou elevados prejuízos, destelhando aproximadamente três mil casas (a maioria localizadas na periferia da cidade).
Os dados revelam que Paranavaí está no caminho certo, que deixamos uma herança bendita (contas em dia, dinheiro em caixa e todas as certidões negativas, permitindo a continuidade dos trabalhos), com isso a cidade caminha numa linha ascendente.
Poucos municípios brasileiros estão nestas condições, o que me estimula a continuar na vida pública e levar as bases desta conquista a conhecimento nacional, disseminando nossa experiência exitosa a outras cidades.
Administração pública eficiente, com o atendimento da maioria das expectativas da população, é o que espera o povo. Propiciar condições e instruir adequadamente os gestores públicos para obter os mesmos índices de desenvolvimento alcançados pela nossa cidade é a tarefa que nos aguarda para os próximos anos.
O Brasil tem jeito, basta fazer o dever de casa!

*Rogério Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016