Paranavaí e região enfrentam problemas com formigueiros
Com uma palestra sobre o assunto a ser proferida por uma especialista, será lançada nesta segunda-feira a campanha de manejo e controle de formigas cortadeiras.
Paranavaí e região estão infestadas de formigueiros, que atacam várias culturas, como mandioca, laranja, e as pastagens, especialmente as degradadas, causando elevados prejuízos ao produtor rural.
A palestra será às 14h, no auditório do Sindicato Rural de Paranavaí e é aberta a todos os interessados. A palestra, gratuita, será proferida pela bióloga Mariane Aparecida Nickele, que tem 13 anos de experiência em pesquisas sobre ecologia ambiental, danos e manejos de formigas cortadeiras e atualmente é pós-doutoranda na Universidade Federal do Paraná.
Na região as formigas cortadeiras tem atacado também na área urbana. E a palestra vai passar informações para o reconhecimento dos insetos e aspectos gerais da sua biologia e ecologia ,como a sua organização social, período de revoada, ciclo de vida, arquitetura de ninhos, etc.
Será abordado também os danos que essas formigas podem causar em diferentes culturas, reforçando a importância do seu manejo. E, ainda, serão apresentados e discutidos os principais métodos de controle de formigas cortadeiras disponíveis para minimizar os prejuízos desses insetos.
A campanha é uma promoção da Emater, Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, IAPAR (Instituto Agronômico do Paraná), instituições vinculadas à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Sindicato Rural de Paranavaí e o Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e Prefeitura de Paranavaí, através das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente.