Em estudo formas de reforçar segurança na região do Terminal Rodoviário Urbano

A segurança na região do Terminal Rodoviário Urbano, onde está situada a Praça Brasil, foi o tema central de uma reunião realizada ontem com o prefeito Rogério Lorenzetti.
A região, que frequentemente é ponto para usuários de drogas e prostituição, desafia as autoridades que buscam, em conjunto, formas de reforçar a segurança no local.
A reunião contou com representantes das polícias Militar, Civil, Conselho Comunitário de Segurança, secretarias municipais de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Desenvolvimento Urbano, Governo e Fazenda.
“Nosso objetivo é reurbanizar a praça de forma a garantir mais segurança à população, inclusive oferecendo atrativos para que as famílias passem a frequentar o local. Acreditamos que a partir do momento que a população de bem ocupar esse espaço, as pessoas que praticam atividades ilícitas irão recuar e deixar de frequentar o local”, explica Lorenzetti.
Para isso, as autoridades apresentaram duas propostas. A primeira seria a retirada dos quiosques que são utilizados para fins comerciais. Segundo o delegado operacional da 8ª SDP, Carlos Henrique Rossato Gomes, além de atrapalhar a visualização completa da praça, as estruturas também servem de esconderijo para usuários de drogas e outras ações ilícitas.
A segunda proposta discutida pelas autoridades foi a retomada das Ações Integradas de Fiscalização Urbana (AIFU), que tem a participação de policiais militares, civis, integrantes do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e fiscais da Prefeitura de Paranavaí.
“As AIFUs costumam ser muito efetivas e acreditamos que podemos retomar essas ações a fim de garantir segurança a todos que frequentam essa região”, afirmou o Major Ademar Pascoal, comandante do 8º BPM.
REDUÇÃO NOS ROUBOS – O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer os representantes das polícias Civil e Militar pelo trabalho realizado durante a 43ª ExpoParanavaí e pelas ações e operações que resultaram na diminuição das ocorrências de roubo que estavam assustando a população e que culminaram na morte de um trabalhador.
“Pelo que tudo indica já passamos a fase mais crítica e isso se deve, em grande parte, ao trabalho efetivo e ações preventivas das polícias Militar e Civil. Nesse sentido a Prefeitura está à disposição para trabalhar em conjunto, com ações interligadas, para que possamos melhorar ainda mais”, destacou Lorenzetti.