“Estou muito emocionada”, diz mulher ao receber casa própria

#IMG02
“Estou muito emocionada. É uma alegria que não cabe em mim. Passei muitos anos pagando aluguel, tenho quatro filhos, um deles é cadeirante, e só de poder diminuir os gastos para cuidar melhor dele, e poder morar em um lugar que é nosso, é uma felicidade que não dá para explicar”.
A frase é de dona Ronilda Rodrigues de Oliveira, uma das primeiras a ser sorteada com o endereço da nova casa do Conjunto Residencial Vila Operária II, em Paranavaí.
O sorteio foi realizado ontem pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, através da Diretoria de Habitação, e a Caixa Econômica Federal. O sorteio foi para definir a localização das unidades habitacionais.
Agora, 163 dos beneficiários já sabem o endereço de suas novas casas. As unidades habitacionais são voltadas a famílias com renda mensal que varia entre zero e três salários mínimos. A entrega das casas está prevista para o início de junho.
PARCERIA – O prefeito Rogério Lorenzetti prestigiou a reunião de sorteio das unidades e disse que a parceria entre a Prefeitura, o Governo Federal e a Caixa Econômica foi fundamental para o sucesso do empreendimento.
“A casa de vocês foi feita pelo município. É o único conjunto que o município adquiriu o terreno, fez a doação e licitou a empresa para construir as residências. Cada família aqui foi premiada duas vezes: a primeira com a realização do sonho da casa própria e a segunda, com a localização do loteamento, que hoje é um dos melhores da cidade”, disse o prefeito.
Rogério Lorenzetti lembrou que nas imediações do bairro tem duas creches (uma em construção), dois postos de saúde, escolas de primeiro e segundo grau, uma em tempo integral que é o Caic e Centro da Juventude. “E a casa será entregue já com asfalto, esgoto e aquecedor solar, algo que antigamente não acontecia. Os loteamentos eram entregues sem pavimentação e sem a devida infraestrutura. E para nós é uma alegria poder ajudar a concretizar esse sonho de vocês. Cuidem, valorizem, vivam esse sonho com muita felicidade”, frisou.
Lorenzetti lembrou ainda que até o próximo ano mais 1.500 casas serão destinadas às famílias cadastradas junto à Prefeitura.
O gerente regional da Caixa Econômica, Paulo Marinho, destacou a importância de que cada beneficiário cumpra todos os requisitos do programa para garantir a moradia.
“Não vendam, não aluguem, não negociem. A casa é para vocês morarem, para serem felizes com suas famílias, para melhorar sua qualidade de vida. A Caixa Econômica se alegra em poder ajudar a realizar o sonho de vocês”, concluiu.
“Hoje realizamos o sorteio de 163 unidades, porque algumas famílias estão com pendências de documentação e só serão definidos seus endereços numa oportunidade próxima. A partir de agora cada um já sabe onde vai morar e será responsável por vistoriar seu imóvel. Os próximos passos serão a assinatura do Termo de Recebimento, depois de uma visita que será feita com cada proprietário acompanhado da empreiteira, para conferir se há ainda algum ajuste a ser feito no imóvel. Logo depois já procederemos a assinatura do contrato e entrega definitiva das residências”, explicou a assistente social Pauline Machado.
O sorteio das unidades aconteceu no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa e contou com a presença do vereador Walter dos Reis, da equipe da Caixa Econômica, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e das famílias beneficiadas.