Mais de 1.200 meninas já foram vacinadas contra o HPV

Pelo menos 1.277 meninas de 11 a 13 anos já receberam a primeira dose da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) nos municípios atendidos pela 14ª Regional de Saúde. A expectativa é imunizar 5.208 pessoas.
A chefe de Vigilância Epidemiológica Fernanda Obana disse que a intenção é vacinar as meninas o mais rapidamente possível, para que em setembro elas já recebam a segunda dose. A terceira deverá ser aplicada dentro de cinco anos.
A imunização é gratuita e protege contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Esses vírus são responsáveis por 90% da incidência de câncer de colo de útero, a segunda manifestação cancerígena mais comum entre as mulheres.
Fernanda disse que até ontem o Ministério da Saúde tinha enviado apenas 35% das doses para esta primeira etapa da vacinação. O restante deverá ser entregue ainda nesta semana.
A chefe de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde explicou ainda que a imunização contra o HPV não é uma campanha pontual. Na verdade, a estratégia de prevenção contra o câncer do colo de útero foi incorporada à rotina de vacinação de todos os municípios brasileiros.
Fernanda chamou a atenção das equipes de imunização das secretarias municipais de saúde, para que façam buscas ativas e identifiquem as meninas que fazem parte do público alvo da vacinação. “Esta é uma conquista muito grande, por isso, todos precisam se empenhar”.

INSS
ALERTA À POPULAÇÃO CONTRA FRAUDE
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) alertam à população que uma tentativa de fraude tem utilizado correspondências e boletos bancários, falsamente atribuídos à Dataprev, solicitando atualização de dados dos segurados.
Assim, é importante esclarecer que:
1. A Dataprev não envia correspondência aos segurados da Previdência Social, nem pela via postal e nem por e-mail;
2. Os dados dos segurados podem ser atualizados a qualquer momento, gratuitamente, nas Agências da Previdência Social;
3. O pagamento dos benefícios previdenciários está garantido a todos por direito. Não é preciso pagar nenhum tipo de taxa extra através de boleto bancário;
4. O INSS e a Dataprev não enviam pedidos de atualizações de segurança e nem links para realização de procedimentos online que envolvam instalação de programas no computador do usuário.
A Previdência Social já está tomando as medidas cabíveis para apuração e solução do problema. Em caso de dúvida quanto à autenticidade de e-mail, carta ou telefonema relacionados à Previdência Social, ligue para Central de Atendimento 135 – de segunda a sábado, das 7h às 22h – ligações gratuitas, se realizadas por meio de telefone fixo. Utilizando celular, o custo será de uma ligação local.