Paraná sofre discriminação do Governo Federal, diz Beto Richa

O governador Beto Richa disse que o Paraná sofre discriminação do Governo Federal. O motivo: “Querem conquistar o poder em nosso Estado a qualquer custo”.
As declarações foram feitas no final da tarde de ontem, assim que ele chegou a Paranavaí.
Richa citou, por exemplo, o fato de ter sido o único Estado brasileiro a não receber recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), que garante o repasse de verbas para amortizações de dívidas, aquisição de máquinas e compra de veículos, entre outros fins.
De acordo com Richa, o Governo Federal se baseou no fato de o Paraná ter dificuldades financeiras, mas ele rebateu: “Dez Estados tinham problemas e foram contemplados. Isso mostra que estamos sofrendo uma discriminação muito forte”. E continuou: “É lamentável”.
Na opinião dele, a postura é bastante diferente quando o assunto é a relação entre o Estado e as prefeituras paranaenses dirigidas por partidários do Governo Federal. “Não há discriminação. Todos os municípios são tratados da mesma forma, porque de outra forma, quem pagará a conta será a população”.
O governador garantiu que o Estado está honrando todas as dívidas com prestadores de serviços e fornecedores, “para não prejudicar os paranaenses. Estamos chamando os credores e equacionando todas as contas”, afirmou.
ELEIÇÕES – Richa disse que as conversações para as eleições deste ano estão se intensificando, mas as tratativas estão por conta das lideranças partidárias locais. Por enquanto, ele prefere se manter nos bastidores. “Estou me dedicando a governar o Paraná e fortalecer nossas ações de governo”.