Campanha prevê a troca de produtos vencidos encontrados por consumidores

“De olho na validade” é o nome da campanha que será lançada neste sábado pelo Procon de Paranavaí. A intenção é garantir que o consumidor que encontrar qualquer produto vencido antes de passar pelo caixa de um supermercado receba gratuitamente o mesmo item – desde que esteja dentro da validade.
A coordenadora do Procon, Aline Cruz de Campos Garcia, informou que dez estabelecimentos da cidade já aderiram à campanha, que terá início no sábado, marcando as comemorações do Dia Mundial do Consumidor (15 de março). Segundo ela, a duração será de um ano.
Aline explicou que a loja que não possuir produto idêntico para oferecer ao cliente deverá entregar uma mercadoria similar de igual valor. Se não for possível, o consumidor poderá escolher outro produto e, neste caso, se o valor for superior ao do item vencido, a diferença será paga pelo cliente.
O acordo feito entre o Procon e os supermercadistas não permite que seja oferecido crédito no valor correspondente ao produto vencido. Além disso, prevê que o consumidor receba gratuitamente a mesma quantidade de itens que encontrar fora do prazo de validade.
A coordenadora do Procon de Paranavaí disse que a medida vale somente para os produtos que forem encontrados na área de vendas, ou seja, antes de serem passados pelo caixa. Se as mercadorias já tiverem sido registradas, não haverá obrigatoriedade de fazer a troca ou o ressarcimento em dinheiro.
Na opinião de Aline, a Campanha “De olho na validade” vai conferir credibilidade para o comércio de Paranavaí, à medida que mostrará aos consumidores que não há produtos vencidos nas gôndolas dos supermercados. Outra vantagem é que mostrará aos clientes a importância de sempre conferir a data de validade na hora de comprar.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli, destacou que a iniciativa “valoriza o controle de qualidade nos supermercados”. Seguindo a mesma linha de raciocínio, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, disse que os empresários serão beneficiados pela campanha.
Supermercadistas que ainda não aderiram à Campanha “De olho na validade” e quiserem participar deverão procurar o Procon de Paranavaí, ao longo dos próximos 12 meses. O mesmo vale para os empresários que tiverem dúvidas sobre a iniciativa.
SERVIÇO – O Procon de Paranavaí localiza-se na Rua Antônio Felipe, 917, Centro. Para outras informações, o contato telefônico pode ser feito através do número (44) 3902-1055.

Mercados que aderiram à Campanha “De olho na validade”
Os supermercados que aderiram à Campanha “De olho na validade” serão identificados por banners. Até ontem a lista era composta por: Longhini (Jardim São Jorge), Mampei (Jardim São Jorge), Ricato (Vila Operária), Maxi (Centro), Ipê (Jardim Ipê), Guguy (Centro, Jardim Santos Dumont e Sumaré), Kochi (Jardim Morumbi), Cidade Canção (Centro e Jardim Ouro Branco), Muffato (Centro) e Dalmann (Vila Operária).