Vacinação contra HPV em meninas com 11 anos até menores de 14 anos

Começa na próxima segunda-feira a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), para meninas com 11 anos até menores de 14 anos. A imunização será feita em todas as unidades básicas de saúde e, conforme a estratégia adotada em cada município, nas escolas.
Em todo o Extremo-Noroeste do Paraná a meta é vacinar 5.208 pessoas na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde. A coordenadora regional de imunização, Samira Silva, informa que cada menina deverá receber três doses: “a primeira agora, a segunda depois de seis meses e a terceira cinco anos após receber a primeira dose”.
De acordo com Samira, a vacina previne a ação de quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Esses vírus são responsáveis por 90% da incidência de câncer de colo de útero. Mas, mesmo com o efeito preventivo, a imunização não deve “substituir o uso de preservativo durante a relação sexual”, orientou.
Até à tarde de ontem a 14ª Regional de Saúde havia recebido 35% das doses da vacina e a expectativa é que na próxima semana mais uma parte seja distribuída entre as secretarias municipais de saúde. “Estamos recebendo as doses aos poucos, mas todas as meninas terão a oportunidade de se vacinar”, disse Samira.
Ela explicou que a estratégia de dividir a imunização em três etapas teve resultados positivos em outros países. Informou, também, que a vacina é pouco reatogênica, ou seja, dificilmente provocam reações adversas. Além disso, a dose pode ser tomada simultaneamente a outras vacinas.
TREINAMENTO – Ontem foi dia de treinamento para equipes municipais de imunização de toda a região. Como esta nova modalidade de vacina contra HPV está sendo implantada em todo o país, é necessário preparar devidamente todos os profissionais de saúde. A reunião técnica aconteceu no auditório do Centro Regional de Especialidades (CRE), em Paranavaí.