Irmã Inês, 50 anos de vida religiosa

Com a Santa Missa celebrada no último sábado (22/02/2014) às 19h30 na Catedral Maria Mãe da Igreja, de Paranavaí, com a presença de familiares e grande número de fieis, a Irmã Inês Lourdes Bogoni festejou os seus 50 anos de vida religiosa. A Santa Missa foi concelebrada pelo padre Elfrem Soares do Nascimento e pelo irmão da religiosa, Padre Geraldo Bogoni, que no ano passado também festejou seus 60 anos como sacerdote da Ordem de São Camilo de Lellis e há 12 anos atua na Paróquia de Santa Cruz de La Sierra-Bolívia, onde se dedica à Pastoral da Saúde e à formação de novos religiosos no vizinho País.
Inês Bogoni deixou Paranavaí em 1956 para ingressar na Congregação de Jesus em São Paulo, ordem religiosa fundada pela Venerável Mary Ward na Inglaterra em 1609. Na capital paulista fez seus estudos acadêmicos – é graduada em Letras – e formação religiosa – Teologia, Catequese e Antropologia. Em 1964 efetivou seu compromisso religioso definitivo na Congregação de Jesus.
Desde então atuou como professora e em trabalhos paroquiais, como catequese,  liturgia, obras sociais, como as da Pastoral Carcerária, Recuperação de Drogados e Alcoólatras, Pastoral do Idoso e Pastoral da Criança em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Amazonas, além de países como Chile, Espanha, Inglaterra, Terra Santa e Itália, onde se situa, em Roma, a sede da Congregação. Nesses locais realizou também trabalhos de formação de vocacionadas para a vida religiosa. Atualmente encontra-se residindo em Pérola d`Oeste, no Paraná, onde a Congregação de Jesus desenvolve seus trabalhos, na região de Francisco Beltrão, cidade em que atuava Jeremias Steinmetz antes de ser consagrado bispo de Paranavaí. Em julho próximo ela seguirá para o Estado do Pará em novas missões religiosas e sociais.
Ao final da Santa Missa comemorativa, Irmã Inês disse estar feliz, realizada por ter cumprido até agora a sua missão e pronta para continuar o gratificante trabalho religioso e social focalizado pela Congregação de Jesus. Também os padres Geraldo Bogoni e Elfrem Soares do Nascimento destacaram o dom que Deus atribuiu a Inês, que tem desenvolvido com fé, amor e dedicação um trabalho notável nas áreas religiosa e social junto às comunidades a que tem sido designada ao longo desses 50 anos.
Inês é filha dos pioneiros paranavaienses Ângelo Bogoni e Maria Miglioranza Bogoni (in memoriam) e tem os irmãos Euclides, Zelindo Antonio, Geraldo, Edir, Therezinha, Saul e Romeu Luiz.
(Texto: Saul Bogoni)