Campanha vai alertar frentistas e consumidores sobre riscos da exposição ao benzeno

A Vigilância em Saúde do Trabalhador de Paranavaí deu início ontem às ações de conscientização da Campanha “Não passe do limite. Complete o tanque só até o automático”. A campanha será lançada oficialmente hoje em todo o território estadual.
O objetivo da campanha, de iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, é reduzir a exposição de frentistas e consumidores ao benzeno (substância presente na gasolina) e diminuir a contaminação ao meio ambiente.
“Muitas pessoas não sabem que a intoxicação pelo benzeno pode causar bronquite, dificuldades respiratórias, inflamação e edema pulmonar. A Organização Mundial de Saúde inclui o benzeno em sua lista de produtos cancerígenos”, destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Smaida Silva, que ontem realizou visitas de orientação a 25 postos de combustíveis da cidade.
De acordo com a coordenadora, a prática de abastecer o carro “até a boca” também não faz bem para o automóvel, já que o combustível excedente é armazenado no canister, dispositivo feito para absorver vapores gerados durante o processo de abastecimento. Quando o canister entra em contato com o combustível na forma líquida, ocasiona falhas no motor, risco de queima da bomba de combustível e desperdício. O derramamento do combustível excedente do tanque no solo e sua evaporação no ar também causam riscos ao meio ambiente.
A campanha educativa segue até o próximo dia 5 de março com visitas de orientação e distribuição de cartazes e adesivos com a inscrição “Complete somente até o automático” em postos de combustíveis, centros de formação de condutores e Unidades Básicas de Saúde (UBS).