Sesc lança coletânea de textos de alunos do projeto
O Sesc (Serviço Social do Comércio), através do Projeto Futuro Integral, lançou ontem a coletânea de textos produzidos pelos alunos durante o ano de 2013.
Foram duas etapas de lançamento no Colégio Marins Alves de Camargo. Até a segunda semana de março todos os estabelecimentos parceiros vão receber igual atividade.
A ideia é que os estudantes que têm textos publicados no livro participem dos eventos, autografando as obras que serão entregues aos demais colegas. No total serão 4 mil unidades distribuídas, como informa a orientadora de letramento Tatiana Viaes Thomé.
O projeto existe desde 2009 e atende estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, além de jovens do ensino médio. Como a intenção é incentivar o hábito da escrita e da leitura, todos que desenvolveram textos tiveram espaço na publicação.
Para 2014 o projeto ainda está concluindo parcerias. Mas, a tendência é que permaneça nos seis estabelecimentos atendidos no ano passado. Além do Marins, foram parceiros em 2013 os estabelecimentos: Adélia Rossi Ranaldi, Flauzina Dias Viegas, Unidade Polo, Sílvio Vidal e Guarda-Mirim.
Detalhando o trabalho do grupo, Tatiana lembra que em 2013 que o projeto trabalhou com gêneros textuais e textos diferenciados visando a transformação da realidade sociocultural dos alunos, como também, a ampliação dos recursos comunicativos e linguísticos. Deste conjunto de atividades resultou a coletânea agora apresentada, reforça.
Na avaliação de Tatiana, a coletânea de textos proporciona aos alunos um despertar literário e linguístico, pois poderão ver suas produções impressas e com um tratamento especial, como também um sentido real e palpável para as atividades desenvolvidas durante o ano.
Atuaram neste trabalho vários integrantes da equipe, incluindo o gerente executivo da unidade, Ubiratan Angelo Fernandes; a coordenadora do projeto, técnica de atividades em educação Tânia Mara Volpato; o orientador de atividades de raciocínio lógico, Gilson Rodrigues Soares.
O PROJETO FUTURO INEGRAL – O Sesc fomenta por meio do Programa de Educação o desenvolvimento de projetos de ação, os quais procuram atender as demandas sociais específicas. Seguindo a linha de educação não formal, este programa compreende diversas ações que, conjugadas, colaboram para que as realidades escolares e comunitárias recebam novos incentivos. Desta forma, procura-se então garantir acessibilidade a diferentes linguagens, ao trabalhar com as comunidades junto àquilo que lhe faz sentido, sua identidade, seu sentimento de pertença e suas representações de mundo, levando-as ao encontro de outras manifestações e produções humanas, enriquecendo, portanto, seu repertório cultural através da educação de qualidade.
O contraturno escolar – Futuro Integral apresenta-se como um programa educacional realizado nas escolas da rede pública de ensino da educação básica, com objetivo de oferecer atividades de complementação curricular com o acompanhamento pedagógico às crianças e adolescentes de baixa renda para desenvolver novos aprendizados, criar mecanismos para a superação dos problemas de aprendizagem, organizar novas vivências no interior da escola e em última instância – transformação qualitativa da escola pública.
Foram duas etapas de lançamento no Colégio Marins Alves de Camargo. Até a segunda semana de março todos os estabelecimentos parceiros vão receber igual atividade.
A ideia é que os estudantes que têm textos publicados no livro participem dos eventos, autografando as obras que serão entregues aos demais colegas. No total serão 4 mil unidades distribuídas, como informa a orientadora de letramento Tatiana Viaes Thomé.
O projeto existe desde 2009 e atende estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, além de jovens do ensino médio. Como a intenção é incentivar o hábito da escrita e da leitura, todos que desenvolveram textos tiveram espaço na publicação.
Para 2014 o projeto ainda está concluindo parcerias. Mas, a tendência é que permaneça nos seis estabelecimentos atendidos no ano passado. Além do Marins, foram parceiros em 2013 os estabelecimentos: Adélia Rossi Ranaldi, Flauzina Dias Viegas, Unidade Polo, Sílvio Vidal e Guarda-Mirim.
Detalhando o trabalho do grupo, Tatiana lembra que em 2013 que o projeto trabalhou com gêneros textuais e textos diferenciados visando a transformação da realidade sociocultural dos alunos, como também, a ampliação dos recursos comunicativos e linguísticos. Deste conjunto de atividades resultou a coletânea agora apresentada, reforça.
Na avaliação de Tatiana, a coletânea de textos proporciona aos alunos um despertar literário e linguístico, pois poderão ver suas produções impressas e com um tratamento especial, como também um sentido real e palpável para as atividades desenvolvidas durante o ano.
Atuaram neste trabalho vários integrantes da equipe, incluindo o gerente executivo da unidade, Ubiratan Angelo Fernandes; a coordenadora do projeto, técnica de atividades em educação Tânia Mara Volpato; o orientador de atividades de raciocínio lógico, Gilson Rodrigues Soares.
O PROJETO FUTURO INEGRAL – O Sesc fomenta por meio do Programa de Educação o desenvolvimento de projetos de ação, os quais procuram atender as demandas sociais específicas. Seguindo a linha de educação não formal, este programa compreende diversas ações que, conjugadas, colaboram para que as realidades escolares e comunitárias recebam novos incentivos. Desta forma, procura-se então garantir acessibilidade a diferentes linguagens, ao trabalhar com as comunidades junto àquilo que lhe faz sentido, sua identidade, seu sentimento de pertença e suas representações de mundo, levando-as ao encontro de outras manifestações e produções humanas, enriquecendo, portanto, seu repertório cultural através da educação de qualidade.
O contraturno escolar – Futuro Integral apresenta-se como um programa educacional realizado nas escolas da rede pública de ensino da educação básica, com objetivo de oferecer atividades de complementação curricular com o acompanhamento pedagógico às crianças e adolescentes de baixa renda para desenvolver novos aprendizados, criar mecanismos para a superação dos problemas de aprendizagem, organizar novas vivências no interior da escola e em última instância – transformação qualitativa da escola pública.