Secretaria do Meio Ambiente traz dicas para um verão mais sustentável

CURITIBA – Para garantir a proteção dos recursos naturais devido ao forte calor deste verão, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos traz algumas dicas de como aproveitar esta estação do ano de forma saudável e sustentável.
Trocar a mangueira pelo balde, fechar a torneira ao escovar os dentes e consertar os vazamentos são algumas dicas simples de como economizar água.
“São cuidados que devem ser praticados sempre, independentemente da época do ano, já que a água é um recurso natural finito e precisamos dela para hoje e para sempre”, alerta o secretário Luiz Eduardo Cheida.
Outra sugestão é reutilizar a água da máquina de lavar, que ainda pode ser usada para lavar carros e calçadas. Quando for lavar as calçadas, dê uma varrida antes, pois isso faz com que se utilize menos água.
Para lavar o carro, também não é necessário gastar muita água. Prefira o balde à mangueira. Além disso, com os dias de verão quentes e secos, o carro acaba ficando com mais poeira, portanto pode-se esperar um tempo maior entre uma lavagem e outra.
Outro aspecto para o qual se deve ter atenção máxima neste tempo seco são as queimadas. Para que elas não aconteçam, evite queimar lixo e folhas, fazer a limpeza de terrenos fogo e utilizar a roçada. É importante também denunciar as queimadas aos Bombeiros.
ELETRODOMÉSTICOS – A primeira dica é sobre o uso correto do ar-condicionado, um grande aliado nos dias de calor intenso. É importante lembrar que o aparelho deve estar sempre com os filtros limpos, para funcionar bem e não prejudicar a saúde.
No ambiente de trabalho, ele deve ser desligado uma hora antes do final do expediente. Em dias menos quentes, a melhor opção é o ventilador, pois é suficiente para refrescar o ambiente e não gastar tanta energia quanto o ar-condicionado.
Essas e outras dicas estão na cartilha EcoDicas Paraná, um encarte virtual disponibilizado no site da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O coordenador de Mudanças Climáticas da Secretaria da Meio Ambiente, Carlos Renato Garcez, explica que o material de educação ambiental é mais uma contribuição para orientar as pessoas e multiplicar iniciativas para a proteção do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.
Quando usar a máquina de lavar, retire as roupas assim que estiverem limpas. A roupa esquecida na máquina amassa mais, o que acaba exigindo muito mais trabalho, tempo e energia na hora de passar.
Nestes dias de muito calor um banho frio pode fazer muito bem à saúde e ainda economizar energia. Não esqueça de tomar um banho não muito demorado para preservar também a água.
O coordenador de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Paulo Roberto Castella, lembra que o chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais gastam energia em casa. “Não se deve esquecer de colocar a chave seletora na posição verão, o que gera uma grande economia nesta época. Também é importante limpar os orifícios de saída da água”. Se for comprar eletrodomésticos, escolha os mais eficientes e de baixo consumo energético.
Segundo a Copel, o chuveiro elétrico, a geladeira e a iluminação da casa representam 75% do consumo de energia e são os principais vilões na hora de pagar a conta de luz.

AQUECIMENTO GLOBAL
Algumas projeções apontam um ritmo de aquecimento entre 0,1 graus Celsius e 0,2 graus Celsius por década para os próximos anos. Observações realizadas nos últimos 150 anos afirmam que o processo de mudanças climáticas – ciclos naturais alternados de aquecimento e resfriamento do planeta – está sendo acelerado por atividades humanas.
O aumento das temperaturas também provoca a alteração de alguns biomas, o que faz com que algumas doenças como dengue, malária, febre amarela e leptospirose se manifestem.