Transporte Escolar
A Ditran (Diretoria de Trânsito) de Paranavaí concluiu esta semana a inspeção da frota própria de ônibus e vans, e também dos terceirizados que prestam serviço de transporte de alunos para a Prefeitura. A informação foi dada pelo gerente administrativo da Ditran, Gabriel Luiz, que reforçou ainda a necessidade de que as vans particulares também passem pela vistoria exigida.
“Os prestadores de serviço de transporte escolar de Paranavaí foram convocados para fazer a vistoria semestral das vans, antes do início das aulas. A vistoria deve ser feita a cada seis meses e serve para conferir se o veículo possui todos os equipamentos obrigatórios, conforme a legislação vigente. Nosso objetivo é garantir que o transporte seja feito com responsabilidade e segurança e quem não estiver dentro dos padrões exigidos será notificado, multado e corre o risco de ter o carro apreendido e perder a licença”, enfatiza Gabriel.
De acordo com a Lei nº 9.503, artigos 136 a 139 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as vans devem estar registrados na categoria de aluguel, ter pintura de faixa cor amarela com o dizer “Escolar” nas laterais e na traseira, tacógrafo, cinto de segurança para cada usuário, extintor, lanternas apropriadas e apresentar o laudo mecânico.