Secretário apresenta planos e prazos para a promoção do desenvolvimento econômico

Até julho deste ano será definida a nova licitação para escolha das empresas que serão instaladas nos antigos barracões do IBC, em Paranavaí. Foi o que afirmou o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli, durante a cerimônia de posse, ontem de manhã.
Ele apresentou um plano preliminar de ações que tem como objetivos atrair novos investidores, estimular o empreendedorismo, facilitar a abertura de empresas, otimizar o processo de liberação de alvarás e ampliar as áreas destinadas às produções industriais.
Para cada proposta, Scarabelli apresentou prazo. A implantação efetiva da Lei Geral da Microempresa atualizada deverá acontecer até junho deste ano, com facilidades para a abertura de novos empreendimentos e simplificação na cobrança de tributos.
A melhoria da infraestrutura nos distritos industriais do Jardim São Jorge e do Distrito de Sumaré está nos planos do novo secretário de Desenvolvimento Econômico. “Vamos melhorar o ambiente de trabalho e estimular o aumento na produção”, destacou. A expectativa é fazer os investimentos até dezembro.
Scarabelli também falou sobre a intenção de realizar rodadas de negócios, nas quais pessoas com ideias empreendedoras se encontrarão com investidores. É o formato meet up, aplicado em várias cidades do Brasil e do mundo, com resultados positivos para a economia.
MANIFESTAÇÕES – A posse de Scarabelli foi prestigiada por autoridades e lideranças políticas de Paranavaí, servidores públicos, empresários e outros convidados. Na ocasião, ele lembrou que a indicação para o cargo foi uma decisão tomada por representantes de diferentes entidades que atuam na promoção do desenvolvimento econômico.
Um deles foi o presidente do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí (Codep), Arnaldo Rechi, que falou sobre a necessidade de ampliar a quantidade de cursos de capacitação da mão de obra. “Assim vamos ter uma cidade cada vez melhor”.
Quem também se manifestou foi o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa. Ele disse que 2014 será um ano de estagnação, por isso, a busca por novos investidores será fundamental para que a economia do município não acompanhe o desempenho nacional.
O vereador Antônio Alves da Silveira calculou que 85% da geração de renda em Paranavaí é proveniente de micro e pequenas empresas. Significa, na avaliação dele, que “é preciso dar apoio aos pequenos investidores”.
O prefeito Rogério Lorenzetti afirmou: “2014 vai ser um ano difícil e desafiador”. Para ele, vencer o desafio será um trabalho árduo, mas não impossível, à medida que Paranavaí apresentar um ambiente favorável para a vinda dos investidores. Isso resultará na geração de emprego e renda, na movimentação do comércio, no aumento da arrecadação, em mais investimentos na melhoria da qualidade de vida, e assim por diante.