Fechamento da Receita Federal em Loanda prejudica 12 municípios

Moradores dos municípios das Comarcas de Loanda, Nova Londrina e Santa Isabel do Ivaí terão que se deslocar até Paranavaí para terem acesso aos serviços da Agência da Receita Federal. A portaria com anúncio do fechamento da unidade em Loanda já foi publicada no Diário Oficial da União no início da semana. O fechamento ocorre no dia 6 de julho.
"Lamentamos profundamente. Este ato prejudicará milhares de pessoas de todo o Extremo-Noroeste que utilizavam do serviço. Estamos indignados com esta decisão que fará com que os cidadãos de nossa microrregião tenham que se deslocar até Paranavaí para receberem um serviço, acarretando riscos na estrada, despesas extras e morosidade na resolução dos problemas”, disse o prefeito de Loanda, Sargento Santos. 
“Estamos tentando de todas as formas, dentro de nossas possibilidades, evitar o fechamento da Agência, porém o panorama atual não é favorável", acrescentou.
A justificativa da Receita Federal para o fechamento da unidade de Loanda seria o cancelamento de repasses de verbas da União. O Paraná é o segundo estado, ao lado do Rio Grande do Sul, que mais perdeu Agências da Receita Federal.
No caso de Loanda, a informação é de que a economia gerada com o fechamento da unidade seria mínima, já que o prédio é próprio, fruto de doação para a instalação da unidade.
Outro fator é de que os funcionários são concursados e serão transferidos para outras unidades. “A economia com terceirizados (telefonistas e gerais), água, energia e telefone não representam valores significativos dentro do orçamento”, disse um dos servidores da unidade.
Para a prefeita de Querência do Norte, Roze Raggiotto de Oliveira, o fechamento da Agência em Loanda é um retrocesso. “É lamentável, uma grande perda, vai dificultar pra todos, principalmente pela distância. E é totalmente ao contrário do trabalho que estamos fazendo pra fortalecer a nossa região. A união dos 12 municípios do Extremo-Noroeste têm nos proporcionado avanços no desenvolvimento regional, como por exemplo, a constituição do Território Encontro das Águas, a criação da CIA Independente da PM em Loanda, entre outras”, disse a prefeita.
“Na medida em que buscamos o crescimento da região, somos pegos com notícias como essa, que tiram a acessibilidade das pessoas aos órgãos federais. Estamos mandando pedidos para deputados federais, senadores e temos a esperança que a unidade não venha a fechar”, disse o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Fran Boni.        
O estado que terá mais agências da Receita Federal fechadas é o de Minas Gerais, com quatro. Em todo Brasil terão os serviços encerrados no próximo dia 6 de julho, 25 unidades das 360 existentes no país.
O impacto financeiro da medida, e a transferência dos funcionários concursados somente serão divulgados no dia 4 de julho.

Distâncias que as pessoas terão de percorrer para buscar atendimento em Paranavaí
Loanda    82 km
Querência do Norte    130 km
Porto Rico    112 km
São Pedro do Paraná    102 km
Santa Isabel do Ivaí    93 km
Santa Mônica    82 km
Planaltina do Paraná    55 km
Santa Cruz de Monte Castelo    102 km
Nova Londrina    77 km
Marilena    81 km
Diamante do Norte    90 km (via Terra Rica)
Itaúna do Sul    91 km