Vigilância em Saúde promove reunião com presidentes de associações de moradores

Hoje, às 19h30, uma equipe da Vigilância em Saúde promoverá reunião com presidentes e representantes das associações de moradores de Paranavaí. O objetivo é envolver as comunidades de todos os bairros nas ações de combate à dengue, através da conscientização.
O diretor da Vigilância em Saúde, Randal Khalil Fadel, afirmou que sem a participação da população não será possível vencer a doença. “Com as chuvas constantes e as altas temperaturas, a qualquer momento poderemos ter situações mais complicadas”.
De acordo com ele, todos os dias são encontrados aproximadamente 25 focos com larvas de mosquitos nas residências de Paranavaí. Pelo menos 18 são do Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue. O restante é de pernilongos comuns.
Fadel informou que o problema está dentro dos quintais de Paranavaí. Sem a limpeza adequada, os moradores deixam água acumular em baldes, calhas, pratos e vasos de plantas, folhas de bananeira, etc. Com isso, garantem as condições propícias para a reprodução do Aedes aegypti.
NOTIFICAÇÕES – Números da Vigilância em Saúde mostram que só em 2014 foram feitas 51 notificações de casos suspeitos de dengue em Paranavaí. De todos os registros, um foi confirmado e dez tiveram resultados negativos. Os outros ainda esperam pela conclusão dos exames laboratoriais.
São oito casos no Distrito de Sumaré e na Chácara Jaraguá; sete registros na área central; sete notificações no Jardim Ipê; seis na Vila Operária; seis no Jardim São Jorge; seis no Jardim Maringá; quatro no Jardim Morumbi; e três no Jardim Campo Belo. Também foram feitas duas notificações na Zona Leste, uma em Graciosa e uma na área rural.