Richa ressalta bom desempenho do Paraná em criação de empregos

O governador Beto Richa destacou a expansão de empregos no Paraná durante 2013. Foi ontem durante visita a fábrica New Holland, de Curitiba. Pesquisa do Ministério do Trabalho mostra que foram criadas 90.349 novas vagas com carteira assinada em 2013, um aumento de 3,5% em relação ao estoque de trabalhadores de dezembro de 2012. “O Paraná foi o terceiro Estado do país que mais criou empregos e o primeiro da região Sul”, afirmou o governador durante o evento na empresa, que é a maior fabricante de máquinas agrícolas da CNH Industrial da América Latina, emprega três mil pessoas e gera mais cinco mil empregos indiretos.
Richa falou também sobre a expansão industrial do Paraná, ressaltando que os investimentos em novas unidades e em empreendimentos já existentes atingirão neste ano R$ 30 bilhões, com a criação de 150 mil empregos diretos e indiretos. “São resultados que atestam o bom momento Estado, fruto do planejamento estratégico e diálogo do governo com o setor produtivo”, afirmou Richa.
Recebido pelo vice-presidente da New Holland para a América Latina, Alessandro Maritano, e diretores da empresa, Richa participou da inauguração da Galleria New Holland, espaço destinado a recepcionar visitantes, clientes e concessionários em visitas à fábrica, visitou as instalações da empresa e almoçou com os funcionários. “A New Holland é uma empresa mundialmente reconhecida, que gera empregos e tributos e contribui para o bom desempenho do PIB paranaense, que no ano passado foi mais que o dobro do nacional”, afirmou o governador.
O vice-presidente da New Holland, Alessandro Maritano, afirmou que os investimentos feitos na empresa nos últimos anos, para ampliação e modernização da linha de produção, chegaram a R$ 100 milhões. A capacidade de produção está dimensionada para montar 200 tratores por dia.
“Em 2013 tivemos recorde de produção, com a fabricação de 83 mil máquinas”, disse ele. O executivo falou sobre o programa Paraná Competitivo, de incentivo aos investimentos industriais, e afirmou que a empresa tem interesse em participar, no futuro. Temos mais investimentos previstos para este ano, com possibilidade de parceria com o governo estadual”, afirmou Maritano.
TRATOR SOLIDÁRIO – O governador ressaltou a parceria da empresa com o governo estadual no Programa Trator Solidário. Com a participação direta do Estado no processo de negociação de preços com os fabricantes, os pequenos agricultores familiares conseguem comprar um trator por preço, em média, 20% abaixo do praticado no mercado. Só em 2013, foram adquiridos 1.088 unidades e outras 356, já contratadas, estão em processo de fabricação. “O objetivo do governo estadual é ampliar a capacidade das pequenas propriedades para gerar renda e dar melhores condições de vida aos agricultores familiares”, disse ele.