Observatório Social defende que Prefeitura tenha almoxarifado único

Um único almoxarifado, centralizando entrega e depósito de mercadorias utilizadas pela administração pública. Esse é uma das propostas do Observatório Social para Paranavaí em 2014.
Proposta já está em estudo pela Prefeitura. A organização se reuniu ontem pela primeira vez neste ano para definir metas e fazer um balanço de 2013. O encontro foi na Aciap, onde funciona a sede do Observatório.
Atualmente vários setores têm os próprios depósitos, que armazenam produtos adquiridos também de forma individual, por secretaria. A compra e posterior entrega fracionada dificulta o acompanhamento por parte do Observatório, aponta a presidente Líria Balestieri.  
Ela comenta que esses fatores acabam comprometendo parcialmente o trabalho. E segue, opinando que pouco adianta a Prefeitura comprar bem e pagar bem, caso não receba a mercadoria na mesma linha, ou seja, de forma transparente em quantidade e qualidade combinadas.
A centralização da entrega de mercadorias é apenas uma das medidas. Outra seria a unificação dos procedimentos de compra, racionalizando custos e evitando desperdícios de insumos, avalia o diretor do Observatório, Maurício Ghelen.
No formato atual, cada setor licita os insumos, embora o processo de compra seja em um único departamento, o chamado setor de compras, subordinado à Secretaria de Fazenda.
Para o Observatório Social, compras unificadas para todos os setores oportunizariam controle, evitaria desperdícios e até diferença de preços para os mesmos itens, como ocorre atualmente.
IDEIA EM ESTUDO – O secretário de Fazenda, Gilmar Pinheiro, informou que a sugestão está em estudo na Prefeitura. Uma das preocupações deste formato é justamente a possibilidade de excesso de estoque e, por consequência, o desperdício.
Por outro lado, lembra que a Prefeitura já alugou um depósito para os insumos da Secretaria de Saúde. Fica na Avenida Tancredo Neves. A Educação também tem almoxarifado próprio, a exemplo da Secretaria de Infraestrutura.