Prefeito e secretário reafirmam trabalho conjunto em prol da segurança

Na terça-feira, o prefeito Rogério Lorenzetti e o secretário de Governo, Nivaldo Mazzin, visitaram o 8º Batalhão de Polícia Militar e a 8ª Subdivisão de Polícia Civil de Paranavaí. Eles conversaram sobre a segurança na cidade e reafirmaram a disposição em colaborar com os trabalhos da polícia.
O secretário José Corrêa Farias Filho (Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito) acompanhou a visita ao 8º Batalhão, e o presidente da Câmara de Vereadores, Mohamad Smaili, esteve na visita à Delegacia de Polícia Civil.
“Nós sabemos das dificuldades existentes hoje, com necessidade de mais efetivo em ambas as polícias. Mas ainda assim temos que agradecer o esforço, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, que trabalham para garantir a segurança da nossa população”, disse o prefeito Rogério Lorenzetti.
“Temos visto as operações nas ruas e precisamos que elas sejam intensificadas a fim de coibir a ação das pessoas mal intencionadas e trazer para os cidadãos de bem um ar de proteção. O município coloca à disposição da polícia as ferramentas que temos, que são o sistema de videomonitoramento, os agentes da Ditran para dar apoio nas blitze, em breve, a Guarda Municipal, e gostaríamos de ver todas essas ferramentas sendo utilizadas em prol da população”, destacou o prefeito.
Segundo o Major Ademar Paschoal, comandante do 8º BPM, o período das festas de final de ano é muito propício para o registro de mais ocorrências de furto e roubo. “Fizemos um levantamento, e de 20 de dezembro até 3 de janeiro, atendemos a 26 episódios de roubos à mão armada na cidade, 90% deles realizados com assaltantes usando motocicletas e quase que na totalidade dos casos, roubos a comércios”, disse o comandante”.
O final de ano, com a abertura noturna do comércio, grande movimentação de valores em dinheiro e ainda culminando com os indultos de Natal e Ano Novo dos presos, realmente foi uma época em que tivemos de intensificar as ações, realizar operações conjuntas e tentar fechar o cerco contra mais ações dos marginais em Paranavaí”, acrescentou o major.
Os números foram confirmados pelo delegado chefe da 8ª SDP, Osmir Ferreira Neves Júnior. “Historicamente, as festas de final de ano são o período de mais ocorrências de furtos e roubos. Mas especialmente este ano, foi um movimento atípico. Nós atendemos a 35 ocorrências, a maioria no comércio e outras nos bairros caracterizadas por ameaças à mão armada. Começamos a perceber a diferença já em outubro, quando a demanda de apreensões de motocicletas aumentou. Os bandidos adulteram e usam as motos roubadas nos assaltos para ficar mais difícil de a polícia identificá-los”, disse o delegado.
“Mas nosso relacionamento com a Polícia Militar e também com o município é bastante estreito e vamos continuar trabalhando juntos para garantir tranquilidade e segurança à população”, ponderou o delegado Osmir.
GUARDA MUNICIPAL – O prefeito Rogério Lorenzetti disse ainda que na próxima semana estará em Curitiba, cumprindo uma agenda de audiências com as autoridades do segmento de segurança. Ele vai pedir a agilidade na liberação para o início do curso de formação para os aprovados no concurso para Guarda Municipal, e ainda encaminhar correspondências com algumas reivindicações da Polícia Civil de Paranavaí, como a designação de um delegado operacional e de um delegado para atender à Delegacia da Mulher.
“A Guarda Municipal será, sem dúvida, uma importante força auxiliar para as polícias de Paranavaí. Estamos buscando agilizar o processo para o início do treinamento porque acreditamos que isto também vai ajudar a incrementar as ações conjuntas para melhorar ainda mais a segurança no município. É hora de trabalharmos todos juntos, de mãos dadas pela paz em nossa cidade”, concluiu Lorenzetti. (Ass./Pref.)