Prefeito de Paranavaí reassume cargo com o desafio da reforma administrativa

Não será ampla, mas impactante, podendo atingir entre três e cinco secretarias. A reforma administrativa deve ser o primeiro grande desafio do prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti para 2014.

Ele reassume o cargo nesta segunda-feira, em cerimônia no Palácio Ivaí, às 8h30, após período de férias regulares, iniciado no dia 20 de dezembro. Lorenzetti não deve anunciar nomes imediatamente, mas confirmou que a reforma sai neste mês de janeiro.
As mudanças no secretariado ainda não estão definidas e devem passar por conversas individuais entre o prefeito e o titular de cada secretaria. Serão avaliadas as metas, além do pensamento dos titulares das pastas. Alguns secretários podem querer deixar seus postos, como informou ao DN o prefeito Lorenzetti.
Para possíveis mudanças nas pastas, há o componente político e fatos novos, como convites para vereadores integrarem o primeiro escalão da Prefeitura. Em caso de resposta positiva de legisladores, automaticamente o prefeito terá que exonerar os titulares atuais.
Lorenzetti tem reiterado a importância de levar vereadores para o primeiro escalão, oportunizando experiência na esfera administrativa. Por outro lado, a “convocação” de vereadores abriria espaço para suplentes na Câmara.
2014 é ano de eleições (presidente, senador, governador, deputados estaduais e federais), o que aumenta a importância do aspecto político, embora, nas palavras do prefeito, não seja item prioritário. Ao ser reeleito em 2012, o prefeito estipulou como meta pessoal a reeleição do deputado estadual Antonio Teruo Kato, que cumpre o segundo mandato.
Nesta semana ele reiterou o objetivo em favor de Teruo Kato. Adverte que o apoio passa pelo convencimento das pessoas, inclusive dos seus assessores e de militantes do PMDB – o partido do prefeito e do deputado. “Vamos trabalhar o consenso”, sintetiza Rogério, reforçando que gostaria de ver a equipe administrativa unida em torno do nome do parlamentar.
FUNÇÕES GRATIFICADAS – Lorenzetti também falou sobre as condições dos 95 servidores que exerciam funções gratificadas (chamado FG) e que foram exonerados antes do Natal. Ele pretende conversar com os servidores e suas chefias, realinhando objetivos da sua administração. Com isso, parte dos funcionários deve retornar aos postos.
Rogério Lorenzetti citou casos da área de saúde e deve cobrar comprometimento, a exemplo do que fez em outras oportunidades no ano de 2013. Ele entende que não falta dinheiro na atenção básica (atribuição do município). Portanto, é preciso identificar falhas e corrigi-las, insiste, lembrando que a saúde foi tema central da campanha eleitoral e 2012.
Por fim, um tom otimista do prefeito ao opinar que o setor da saúde apresentou melhorias no ano passado. Por isso mesmo a saída do secretário Agamenon Arruda de Souza está descartada.

Vereadores convidados para assumir secretarias
O Diário do Noroeste entrou em contato com vereadores nesta semana para verificar a disposição dos legisladores em integrar a administração municipal.
O vereador Antônio Alves (PP) confirmou ter recebido convite e detalhou condições para assumir uma pasta. Militar da reserva (aposentado), ele descartou assumir a Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, como chegou a ser ventilado. O atual titular da pasta é o corretor de imóveis e advogado José Correa Farias Filho (PMDB).
No entanto, Alves admite que poderia aceitar convite para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Mas, o “sim” passaria por uma análise que inclui seu grupo de apoio, a classe empresarial, o partido e as condições oferecidas pelo Executivo para ações que, nas suas palavras, possam fazer a diferença.
Alves disse que, antes de qualquer definição, pretende ouvir lideranças do partido – na esfera local a presidente Toshie Yamakawa; no Estado, o secretário Ricardo Barros.
O vereador não trabalha com prazos para definição. Caso se torne secretário, Alves abrirá espaço na Câmara para o ex-vereador Milton Hipólito, primeiro suplente do PP e atualmente na equipe da Ditran – Diretoria de Trânsito.
O atual secretário de Desenvolvimento Econômico é o ex-vereador Joaquim Aurélio da Conceição, na pasta desde 2009. Ele foi eleito vereador por três vezes.
No exercício de possibilidades sobre vereadores “secretariáveis”, Aldrey Azevedo (DEM), Leonildo Giabardo Martins (PT), Walter dos Reis (PMDB), Claudemir Barini (PSC) e José Galvão (PR), descartaram qualquer possibilidade de assumir uma secretaria na administração municipal.
Aldrey disse não ter perfil para o cargo, enquanto Leonildo, Walter e Galvão alegam questões profissionais. Suas atividades profissionais são incompatíveis com os cargos, que exigem dedicação em tempo integral.
Barini, por sua vez, tenta viabilizar a pré-candidatura a deputado estadual.  Soma-se a esta lista de pouco prováveis o presidente da Câmara, radialista Mohamad Smaili. Em outras oportunidades, a vereadora Zenaide Borges também recebeu sondagens para integrar o primeiro escalão.