Comércio de Paranavaí tem desempenho positivo
O desempenho do comércio de Paranavaí foi positivo durante os dias que antecederam o Natal. De acordo com as estatísticas do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o movimento entre 9 e 24 de dezembro deste ano foi 5,76% maior do que no mesmo período de 2012.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí, Guto Costa, explicou que os números do SCPC só levam em conta as compras com cheques ou no crediário. “Mas os consumidores estão utilizando cada vez mais os cartões. Por isso, a gente entende que os resultados foram ainda melhores”.
Costa citou o depoimento de lojistas da cidade que confirmaram o saldo positivo no período natalino. “Aqueles que se prepararam para receber os clientes, com bom atendimento, vitrines decoradas e produtos de qualidade conseguiram vender bem. Os empresários ficaram satisfeitos”.
O presidente da Aciap comparou o percentual registrado pelo SCPC em Paranavaí com os números nacionais. Segundo ele, o crescimento médio nas vendas em todo o Brasil foi de 2,7%. “Devemos muito aos bons resultados de outras atividades econômicas, por exemplo, a mandioca, a laranja e o frango”, avaliou.
Mas poderia ter sido ainda melhor. É que o comércio varejista disputa espaço com as compras pela internet e precisa vencer o endividamento dos consumidores. Além disso, os lojistas enfrentam uma economia instável e a alta do dólar. “Se não fossem esses fatores, teríamos números ainda mais animadores”, afirmou Costa.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí, Guto Costa, explicou que os números do SCPC só levam em conta as compras com cheques ou no crediário. “Mas os consumidores estão utilizando cada vez mais os cartões. Por isso, a gente entende que os resultados foram ainda melhores”.
Costa citou o depoimento de lojistas da cidade que confirmaram o saldo positivo no período natalino. “Aqueles que se prepararam para receber os clientes, com bom atendimento, vitrines decoradas e produtos de qualidade conseguiram vender bem. Os empresários ficaram satisfeitos”.
O presidente da Aciap comparou o percentual registrado pelo SCPC em Paranavaí com os números nacionais. Segundo ele, o crescimento médio nas vendas em todo o Brasil foi de 2,7%. “Devemos muito aos bons resultados de outras atividades econômicas, por exemplo, a mandioca, a laranja e o frango”, avaliou.
Mas poderia ter sido ainda melhor. É que o comércio varejista disputa espaço com as compras pela internet e precisa vencer o endividamento dos consumidores. Além disso, os lojistas enfrentam uma economia instável e a alta do dólar. “Se não fossem esses fatores, teríamos números ainda mais animadores”, afirmou Costa.