Alunos recebem premiação da Maratona de Matemática e do Programa “Se essa rua fosse minha”

#IMG02
Foi realizada ontem de manhã, no auditório da Aciap, a cerimônia de premiação da 28ª Maratona de Matemática das escolas municipais de Paranavaí e do concurso de ilustrações e frases do Programa “Se essa rua fosse minha”, que incentiva a conscientização para ações de melhoria do trânsito e prevenção de acidentes.
O concurso é uma iniciativa da Funenseg (Escola Nacional de Seguros), em parceria com a Editora Fama, dentro do Programa de Educação para o trânsito desenvolvido em todas as escolas do município.
Aproximadamente 1 mil alunos das turmas de 4º ano das escolas municipais participaram da competição. Destes, foram selecionados 54 trabalhos que foram analisados por uma comissão julgadora formada por representantes do Conselho Comunitário de Segurança, Ditran, Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Educação.
Destes, três foram para a final e conquistaram como prêmio uma câmera digital (1º lugar), um MP4 player (2º lugar), e um jogo educativo (3º lugar).
Foram elas: 1º lugar – Camilly V. A. Sousa, aluna da professora Juliani Borges, da Escola Cecília Meireles; 2º lugar – Isabela Vidal, aluna da professora Fátima Serafim, da Escola Clemente Niehues; e 3º lugar – Sabrina N. de Siqueira, aluna da professora Ivanete Giovanini, da Escola José Vaz de Carvalho.
MARATONA DE MATEMÁTICA – Em sua 28ª edição, a Maratona de Matemática das escolas municipais visa estimular a capacidade intelectual das crianças e adolescentes através do raciocínio dedutivo e despertar nos estudantes o interesse e a curiosidade pela disciplina.
A maratona é uma realização do Departamento de Matemática e Ciências da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e neste ano contou com a participação de 54 estudantes (três por escola) dos 5ºs anos da rede municipal de ensino.
Os cinco alunos que mais se destacaram na prova foram premiados com uma bicicleta (1º lugar) e bolas (2º ao 5º lugar).
Foram eles: 1º lugar – Maria Heloísa Candiotto, aluna da professora Nilcéia Fantuci, da Escola Hermeto Botelho; 2º lugar – Dérick Jusani, aluno da professora Andréa Pereira, da Escola Cecília Meireles; 3º lugar – Cecília Furtado, aluna da professora Eliane Teodoro, da Escola Jayme Canet; 4º lugar – Amanda Carreira, aluna da professora Rosi Clayr Romanholo; e em 5º lugar – Jonas Cargnin, aluno da professora Diana H. Silva, da Escola Maria Schuroff Back.

AVANÇOS NA EDUCAÇÃO
A secretária de Educação, Cida Gonçalves, participou da premiação e destacou o avanço dos estudantes na prova da Maratona de Matemática nos últimos anos. Segundo ela, assim que assumiu a secretaria, em 2009, a nota média dos vencedores da maratona ficava entre 6 e 6,5. “Hoje, as notas dos estudantes que venceram a maratona ficaram entre 8,7 e 9,4, números que ninguém pode contestar. A dificuldade da prova continua sendo a mesma e isso só mostra o avanço que tivemos na educação municipal”, enfatizou a secretária.
O prefeito Rogério Lorenzetti lembrou que neste ano foi formada a primeira turma de alunos que cursou todo o ensino fundamental na rede municipal sob sua administração. “São alunos que conquistaram o índice de 6,2 no Ideb, superando a meta proposta pelo MEC para 2019, que era de 6,1. Isso mostra que esses alunos seguirão agora para a rede estadual e particular muito bem preparados”, afirmou.
Lorenzetti parabenizou os alunos premiados e lembrou que tanto a matemática quanto o trânsito sempre estarão presentes na vida de todos e por isso merecem tanta atenção. “O trânsito tem ceifado vidas e mutilado muitas pessoas e por isso precisamos de projetos como este que ajudam a formar e conscientizar os futuros motoristas sobre seus direitos e deveres”, completou.
A cerimônia contou ainda com a presença do presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Cláudio Miguel de Souza, e do gerente administrativo da Ditran, Gabriel Luiz – ambos membros da comissão que julgou os trabalhos do concurso “Se essa rua fosse minha” – além de alunos, pais, professoras, supervisoras pedagógicas e diretoras.