Vendas no comércio devem crescer 5% em relação a 2012

Ao andar pelo centro da cidade, você vê as vitrines das lojas iluminadas. Nos bairros, a decoração também chama a atenção. Luzes e adereços fazem lembrar que o Natal se aproxima e os empresários já estão se preparando para as vendas de final de ano. A expectativa é que o volume de comercialização seja 5% maior do que no ano passado.
A previsão é do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, que destaca: “Os lojistas precisam criar atrativos para os clientes”. Costa ressalta que a criatividade é fundamental para alavancar as vendas. “É importante deixar os clientes à vontade para fazerem as compras de final de ano”, salienta.
O presidente da Aciap avalia 2013 como um ano de dificuldades. “Os resultados negativos em todo o país refletiram diretamente no comércio. Mas aqui em Paranavaí estamos prontos para atender os clientes de toda a região”. Significa que os empresários acreditam no crescimento apontado por Costa. “É preciso investir”, diz.
SCPC – Os números do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), registrados no ano passado, dão a dimensão de como deve ser o desempenho do comércio neste final de ano. Em dezembro de 2012, por exemplo, foram 14.233 consultas ao cadastro de devedores.
Considerando os números do ano passado inteiro, foram 154.603 consultas ao SCPC. A título de comparação, vale a pena ressaltar a quantidade de registros de 2013: até outubro foram 84.674.
Em 2012, as inclusões somaram R$ 3.777.973,34. As exclusões, R$ 2.313.834,02. Neste ano, os novos cadastros de inadimplentes (até o mês de outubro) totalizaram R$ 3.180.172,28. As exclusões representaram R$ 1.764.714,19.
O gerente da Aciap, Heli Antônio, destaca que os números do SCPC só levam em conta as compras feitas no crediário ou com cheques. Não são contabilizadas, por tanto, as negociações à vista e aquelas feitas com cartões de crédito e débito.
ATENDIMENTO – O presidente da Aciap ressalta um ponto fundamental para conquistar os clientes: atendimento. Segundo ele, investir na qualificação dos funcionários é necessário. “Se os consumidores são bem atendidos, eles voltam”. Nesta época do ano, fidelizar os clientes é fundamental.