Tumulto em manifestação de índios em Brasília

Um grupo de índios tentou entrar na manhã de ontem no Palácio do Planalto, mas foi impedido por policiais e seguranças oficiais. Houve tumulto e uso, por parte dos policiais, de gás de pimenta para contê-los. Três manifestantes ficaram feridos.
Eles participam da Conferência Nacional de Saúde Indígena, que reúne mais de cem etnias em Brasília nesta semana, e reivindicam mudanças no processo de demarcação de terras em discussão no governo.
O Planalto, junto com ministérios como o da Justiça e o do Desenvolvimento Agrário discutem nova regulamentação para demarcações, cuja prerrogativa é hoje exclusiva da Funai (Fundação Nacional do Índio).
Segundo a Polícia Militar, cerca de 500 índios aglomeraram-se à frente da rampa do Palácio do Planalto e tentaram subir por ela -o que é proibido. O Cimi (Conselho Indigenista Missionário) afirma que cerca de 1.200 participam dos protestos em Brasília.
Após serem barrados, o grupo seguiu para a Esplanada dos Ministérios e iniciou novo ato em frente à sede do Ministério da Justiça. Por volta das 12h, um grupo de índios estava reunido com representantes da Funai.