Pesquisa revela oportunidades de negócios a empresários de Paranavaí
A pesquisa realizada em Paranavaí no mês de outubro para identificar o perfil e o comportamento do consumidor pode ser oportunidade para que os empresários se fortaleçam e cresçam. É que o levantamento de dados feito em todas as regiões da cidade apontam características positivas e negativas do comércio no centro e nos bairros.
O gerente regional do Sebrae/PR de Paranavaí, Wendell Gussoni, destacou: “É preciso conhecer o cliente para tomar as decisões corretas”.
E se este é o caminho, é importante considerar que os consumidores estão mais exigentes em relação ao atendimento. “Não quer dizer que esteja ruim. Muito tem sido feito para melhorar o atendimento, mas é fundamental enfrentar o problema com profissionalismo”.
Os números da pesquisa foram apresentados pelo professor Mario Nei Pacagna, que classificou o comércio de Paranavaí como pujante e promissor. Também afirmou que o setor de serviços é bastante consistente, o que demonstra o crescimento econômico da cidade. “Paranavaí está passando por mudanças estruturais e o comércio precisa estar preparado para acompanhar essas transformações”.
Uma das diferenças de comportamento que a pesquisa revelou em relação às formas de consumo é o aumento das compras pela internet.
A PESQUISA – Os pesquisadores percorreram todas as regiões de Paranavaí e ouviram 632 pessoas com mais de 16 anos, independentemente de gênero e renda familiar. Perguntaram, por exemplo, que tipo de produtos e serviços os consumidores compraram nos últimos 12 meses, o que levam em consideração na hora de escolher onde fazer as compras e o que poderia melhorar no comércio da cidade.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, reforçou a informação de que a pesquisa na íntegra está disponível nas sedes das quatro entidades parceiras: Sebrae/PR, Aciap, Sindicato do Comércio Varejista (Sivapar) e Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindoscom). Também pode ser vista nos respectivos sites.
A presidente do Sindoscom, Elizabete Madrona, salientou que “em momento algum quisemos trazer algo prejudicial a quem quer que seja, mas mostrar o panorama do que está acontecendo em Paranavaí”. Já o presidente do Sivapar, Jeferson Cardoso, afirmou que com os indicadores da pesquisa é possível fazer novos investimentos: “Não adianta ter informação e não ter atitude”.
O gerente regional do Sebrae/PR de Paranavaí, Wendell Gussoni, destacou: “É preciso conhecer o cliente para tomar as decisões corretas”.
E se este é o caminho, é importante considerar que os consumidores estão mais exigentes em relação ao atendimento. “Não quer dizer que esteja ruim. Muito tem sido feito para melhorar o atendimento, mas é fundamental enfrentar o problema com profissionalismo”.
Os números da pesquisa foram apresentados pelo professor Mario Nei Pacagna, que classificou o comércio de Paranavaí como pujante e promissor. Também afirmou que o setor de serviços é bastante consistente, o que demonstra o crescimento econômico da cidade. “Paranavaí está passando por mudanças estruturais e o comércio precisa estar preparado para acompanhar essas transformações”.
Uma das diferenças de comportamento que a pesquisa revelou em relação às formas de consumo é o aumento das compras pela internet.
A PESQUISA – Os pesquisadores percorreram todas as regiões de Paranavaí e ouviram 632 pessoas com mais de 16 anos, independentemente de gênero e renda familiar. Perguntaram, por exemplo, que tipo de produtos e serviços os consumidores compraram nos últimos 12 meses, o que levam em consideração na hora de escolher onde fazer as compras e o que poderia melhorar no comércio da cidade.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, reforçou a informação de que a pesquisa na íntegra está disponível nas sedes das quatro entidades parceiras: Sebrae/PR, Aciap, Sindicato do Comércio Varejista (Sivapar) e Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindoscom). Também pode ser vista nos respectivos sites.
A presidente do Sindoscom, Elizabete Madrona, salientou que “em momento algum quisemos trazer algo prejudicial a quem quer que seja, mas mostrar o panorama do que está acontecendo em Paranavaí”. Já o presidente do Sivapar, Jeferson Cardoso, afirmou que com os indicadores da pesquisa é possível fazer novos investimentos: “Não adianta ter informação e não ter atitude”.