Atendimento é o grande desafio para o comércio de Paranavaí

Em outubro deste ano, uma equipe de pesquisadores percorreu as ruas de Paranavaí para conversar com os consumidores e conhecer o perfil de quem faz compras nas lojas da cidade. O resultado mostra que 55,4% dos entrevistados consideram que o atendimento no comércio poderia melhorar.
O contato entre o vendedor e o cliente é o aspecto que mais chama a atenção dos entrevistados, que também são atraídos por vitrines bem decoradas e pela limpeza da loja.
Fruto de uma parceria entre o Sebrae/PR, a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), o Sindicato do Comércio Varejista (Sivapar) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindoscom), a pesquisa foi desenvolvida pela empresa Litz – Estratégia e Marketing.
Foram ouvidas 632 pessoas com mais de 16 anos. A técnica de amostragem adotada foi a probabilística por cotas de gênero, renda, faixa de idade e região de residência. A margem de erro é de 4% e o nível de confiança de 95%, segundo informações repassadas pela empresa.
EMPRESAS – De acordo com os números da pesquisa, o comércio varejista conta com 2.755 estabelecimentos distribuídos pelos bairros de Paranavaí. O setor de serviços soma 1.652 empresas. As indústrias totalizam 883 empreendimentos.
Entre os consumidores entrevistados, 32,3% são empregados; 13,4% são autônomos ou vendedores; 13% são comerciantes ou empresários; e 10% são aposentados.
RENDA – As informações mostram que o maior índice de consumidores faz parte da chamada classe C1, ou seja, com renda mensal de R$ 1.650. Em seguida, aparecem os compradores da classe B2, com salário de R$ 2.750. Depois, os pertencentes à classe C2, que são os que ganham até R$ 1.100.
CONSUMO – Nos últimos 12 meses, 97,3% dos entrevistados foram ao supermercado; 88% compraram algum produto em farmácia; 82,4% estiveram em uma panificadora; 82,4% compraram calçados; 82,3% fizeram compras em lojas de vestuário; e 79,1% abasteceram seus veículos.
A preferência dos clientes em relação ao local ideal para gastar é definida principalmente com base nos melhores preços, no atendimento mais qualificado, na localização do estabelecimento e na qualidade dos produtos comercializados.
COMUNICAÇÃO – Questionados sobre os meios de comunicação que consultam para conferir promoções e novidades, os consumidores apontaram as emissoras de TV e rádio, os panfletos e cartazes e os jornais. O Diário do Noroeste foi o jornal impresso mais citado pelos entrevistados, correspondendo a 94,3%.