Preparação de profissionais para testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C

Entre os municípios da região Noroeste, 22 já realizam a testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C. Agora, profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde dos outros seis municípios participam de uma capacitação desenvolvida pela 14ª Regional de Saúde para que também possam disponibilizar o serviço.
De acordo com a assistente social Maria da Penha Francisco, responsável pelas ações da Regional de Saúde voltadas para o controle de DST/Aids, o objetivo é preparar as equipes municipais para a realização dos exames e para fazer o acolhimento dos pacientes, garantindo esclarecimentos e aconselhamentos.
“O teste rápido propicia o diagnóstico precoce. Assim, é possível orientar o paciente a fazer outros exames, estabelecer linhas de cuidados e, se for o caso, iniciar o tratamento”, afirmou Maria da Penha. Para HIV e sífilis, o resultado da testagem rápida sai em 15 minutos. Para as hepatites virais, em meia hora.
A chefe da 14ª Regional de Saúde, Verônica Francisquini Gardin, destacou que os profissionais que atendem a população nas unidades básicas de cada município passaram por diferentes capacitações ao longo do ano. Ela informou que esta etapa teve início ontem e se estenderá até amanhã.
O público alvo foi determinado a partir de resoluções do Governo do Estado: farmacêuticos-bioquímicos e enfermeiros. Além dos estudos teóricos, os profissionais farão atividades práticas para aprender como realizar o teste rápido.