Encontro das micro e pequenas empresas acontece em Paranavaí a partir desta sexta

Paranavaí será sede nesta sexta-feira e sábado do Encontro Estadual das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná – 50º Enempe.
O evento faz parte da 1ª Semana da Micro e Pequena Empresa, cuja abertura acontece hoje no auditório do Sebrae em Curitiba e segue amanhã em Maringá. Participação é aberta a todos os interessados, especialmente empreendedores, contabilistas e estudantes.
Para falar sobre o tema, diretores da Micropar (Associação das Microempresas do Noroeste do Paraná) estiveram na redação do Diário do Noroeste. Eles reforçaram a importância da participação, vislumbrando alternativas para desenvolvimento empresarial, incluindo políticas de microcrédito.
Conforme a programação, o evento em Paranavaí será na sede da Amunpar – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense, a partir das 18 horas de sexta-feira, com abertura oficial.
Para as 18h30 está prevista a palestra com César Reinaldo Rissete, economista e mestre em desenvolvimento econômico. Rissete é gerente da Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae Paraná. Ele vai abordar o tema “Os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa do Estado do Paraná”.
OFICINA DE CRÉDITO – Após a palestra está previsto o painel de debates. Será na prática uma oficina de crédito, como antecipa o vice-presidente da Micropar, José Donizete Marques. Diretor de Relações Públicas, Pedro Donizete de Oliveira complementa que a oficina contará com a participação de instituições na área de crédito.
Elas vão apresentar e detalhar as linhas de crédito no mercado para micro e pequenas empresas, além de empreendedores individuais. Estarão presentes representantes da Fomento Paraná, BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Cooperativa Sicredi.
Também diretor da Micropar, Wanderlei do Nascimento Giraldes fala da importância de conhecer as linhas disponíveis no mercado. São opções a partir de R$ 4.500 para microempreendedor individual (CPF), com pagamento em até 10 vezes sem juros. Outras alternativas para micro e pequena oportuniza crédito de até R$ 300 mil. As condições e requisitos serão detalhados durante a oficina.
No sábado, dia 30, o evento de classe tem sequência a partir das 9 horas com o encontro de líderes, voltado para dirigentes de entidades de representação e membros do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná. A sessão plenária deve abordar o tema “Discussão e debates sobre a regulamentação da Lei Geral Estadual”. Informações complementares podem ser obtidas através de www.conampe.org.br. A Micropar é presidida pelo empreendedor Sérgio Cavazin.