Avenida Paraná torna-se ponto de referência do setor automotivo

A Avenida Paraná é uma das principais vias de acesso à área central de Paranavaí. Há anos também se tornou referência para as pessoas que necessitam de algo ligado ao setor automotivo. Na via estão instaladas diversas autopeças, autoelétricas e lojas de acessórios, pneus e escapamentos.
O empresário Paulo de Mello (Camell Auto Peças) montou em 1992 a sua empresa na avenida. Antes disso, existiam na avenida as autoelétricas e uma loja de acessórios (Coavil). A escolha do local foi por um acaso do destino, aponta, citando a falta de prédio na área central do comércio.
“No início, quando me instalei na Avenida Paraná, ninguém queria estar fora da área central. Foi um grande desafio e hoje percebo que foi a escolha certa. Em três anos eu já havia comprado a área onde estou instalado hoje”, disse o empresário.
Mello lembra que na época não existia a tradição das pessoas saírem do centro para comprar peças. Além disso, o movimento da avenida não era intenso como nos dias atuais. Os comércios eram de bares, lojinhas e muitos barracões velhos.
O empresário acredita que a segmentação da avenida no setor automotivo não tem mais volta, mesmo com a supervalorização dos imóveis. “Muitas pessoas procuram pontos na Avenida Paraná. Aqui é certeza de negócio. Porém isso acabou provocando uma supervalorização nos imóveis, o que está deixando os preços fora da realidade”, falou Mello.
INÍCIO – Em agosto de 1995 Gilberto Yukio Moryama havia retornado do Japão. Ele não sabia em que investiria suas economias adquiridas em anos de trabalho. Por orientação de um tio, comprou um terreno na Avenida Paraná e instalou a Escapamentos Japauto.
Antes de ir para a Terra do Sol Nascente, Moryama trabalhava na propriedade rural da família. Hoje o comerciante agradece o conselho do tio e afirma que fez a escolha certa. “As pessoas têm essa avenida como referência no setor automotivo. Eu não posso reclamar estou feliz por ter iniciado na hora certa. Hoje os valores dos imóveis chegaram a cifras inimagináveis”, explicou.
SONHO REALIZADO – Na mesma época Gilberto Romano também iniciou suas atividades na Avenida Paraná. Foi em junho de 1994 que ele realizou o antigo sonho e montou a Casa do Automóvel. A ideia era vender lataria para veículos. Na época as pessoas saíam de Paranavaí para buscar material em Maringá.
A iniciativa de montar o negócio na Avenida Paraná foi pensando no potencial. “Desde o início eu e meu irmão definimos que tinha que ser aqui. Achávamos que as pessoas que vinham de fora, obrigatoriamente, tinham que passar por aqui. A escolha foi acertada e hoje vejo que fizemos a coisa certa”, falou Romano.
Ao longo do tempo o comerciante presenciou a transformação da avenida. As construções foram sendo erguidas e o espaço foi totalmente ocupado. Empresas do setor automotivo seguiram seu exemplo e ajudaram a segmentar a avenida.