Maratona de Matemática testou o conhecimento de mais de 50 alunos

Cinquenta e quatro estudantes de 5º ano participaram ontem da 28ª Maratona de Matemática das escolas municipais de Paranavaí.
A ideia é estimular a capacidade intelectual das crianças e adolescentes através do raciocínio dedutivo e despertar nos estudantes o interesse e a curiosidade pela matemática.
Três alunos de cada escola realizaram as provas da Maratona que foram elaboradas e serão corrigidas pelo Departamento de Matemática e Ciências da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Para a secretária de Educação, Cida Gonçalves, a maratona ajuda os estudantes a despertarem a afinidade pela disciplina da matemática, tão utilizada no dia a dia de todas as pessoas.
“Além de estimular o gosto pela matemática, a maratona desperta no aluno o senso de responsabilidade, uma vez que ele será responsável por representar a sua escola e divulgar o nome de sua instituição”, observou a secretária.
Segundo a supervisora pedagógica de matemática e ciências da Seduc, Maria Nilzete Carvalho de Oliveira, através da Maratona é possível fazer um diagnóstico sobre o ensino da matemática em sala de aula, já que a prova contempla todo o conteúdo trabalhado durante o ano. “É uma forma de incentivar os alunos a gostarem da disciplina e premiar aqueles que se dedicam e se esforçam em sala de aula”, frisou a supervisora.
O resultado da maratona será divulgado no início de dezembro. Os cinco alunos que obtiverem maior pontuação na prova serão premiados pela Secretaria Municipal de Educação com uma bicicleta (1º lugar) e bolas (2º ao 5º lugar), mas todos os alunos participantes da maratona já receberam, cada um, uma medalha de participação e um kit de material escolar.