Cooperativa de reciclável apresenta plano de ação para os próximos cinco anos

A Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí (Coopervaí) apresentou ontem o Plano de Ação Organizacional e Estrutura 2014/2018, entregue à Secretaria de Meio Ambiente. O documento foi elaborado pela cooperativa em parceria com o Codep – Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí. Estabelece metas nos vários aspectos que envolvem a coleta seletiva na cidade.  
Abrangente, o documento detalha finalidade, missão e objetivos de curto e médio prazo, além, de traçar um perfil da situação atual da Coopervaí. A cooperativa, fundada em 2003, conta atualmente com 19 cooperados e outros 42 candidatos a cooperados.
Para 2014, a meta é chegar a 30 cooperados, com capacidade de recebimento de 150 toneladas ao mês. Esse volume é menor do que o total de coleta atual, mas dentro da capacidade de processamento da cooperativa.
O secretário de Meio Ambiente, João Marques, afirmou que Paranavaí avançou muito na separação de resíduos. Lembrou que outras cidades têm dificuldade em operar as cooperativas por falta de matéria-prima, ou seja, dificuldades na seleção e coleta. A situação em Paranavaí é oposta, com excedente de recicláveis.
Marques apontou ainda que Paranavaí avançou 10% na separação do lixo, considerando o período 2008 a 2013. Mesmo assim, há muito espaço para crescer. Ele cita que atualmente (números aproximados) Paranavaí deixa de transformar 202 toneladas de papel ao mês. Com valor de cerca de R$ 300,00 a tonelada, são R$ 60 mil que deixam de ser arrecadados. Por outro lado, o material vai para o aterro e o município investe em manejo e depósito.
Presidente do Codep, Arnaldo Rech destacou o trabalho da cooperativa. Conforme lembra, é fundamental recolher e separar o lixo, o que reflete, inclusive na rede de esgoto, que desta forma recebe menos material excedente.
A cooperativa foi representada na reunião pela presidente Cleonice dos Santos França e pela gerente Vera Márcia Teixeira de Lima. Representantes de entidades e lideranças locais participaram da entrega do documento, concluído após estudos conjuntos da Cooperativa com integrantes do Codep.