Treinamento reuniu profissionais de saúde para abordar aspectos em relação ao diabetes

O Serviço Social do Comércio (Sesc/Unidade de Paranavaí) fez uma atividade marcando o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, transcorrido ontem.
Foram reunidos técnicos dos serviços de saúde da cidade para palestras e demonstrações com podóloga, terapeuta naturopata e um profissional da odontologia.
Uma oportunidade para que os profissionais vivenciassem aspectos diferentes daqueles vistos na rotina das unidades de saúde, informa a técnica de atividades de educação e saúde do Sesc, enfermeira Flávia Cristina de Souza. Além, dos profissionais, estiveram presentes outros convidados, dentre os quais, integrantes do Grupo Terceira Idade.
O encontro foi dividido em três partes: inicialmente a podóloga Dionea Bueno falou da importância dos cuidados com os pés. A pessoa com diabetes deve ter cuidados especiais com os pés, pois é comum a redução da sensibilidade e, por consequência, o risco de lesões e as dificuldades de cicatrização.
Já a naturopata Isalmar Simonetti falou sobre terapias alternativas, dentre elas, a fitoterapia. Por fim, o dentista Leandro César Neves Sorde destacou a importância da saúde bucal do diabético. Ele está mais sujeito a problemas nas gengivas, podendo levar, inclusive, à perda dos dentes. O diabético precisa ter ainda mais cuidados com a higiene da boca.
Debater o tema, especialmente numa visão preventiva, é fundamental no cenário atual brasileiro. Ontem, o Ministério da Saúde informou que houve aumento de 40% nos casos da doença entre 2006 e 2012. Também o percentual de pessoas que se declararam com diabetes aumentou, saltando de 5,3% para 7,4%.
A doença está relacionada ao excesso de peso, falta de exercícios, má alimentação e envelhecimento da população. 75% dos brasileiros com diabetes estão acima do peso.
O exame de glicemia é a forma rápida de identificar a doença e de trabalhar preventivamente. O teste está disponível em todos os postos de saúde – rápido e gratuito. Recomenda-se de 4 a 6 horas de jejum para que o resultado seja conclusivo.