“Rogério está trazendo o futuro para o presente”, afirma Rubens Felippe

O prefeito Rogério Lorenzetti pediu licença do cargo até o próximo dia 20 e neste período, o vice-prefeito Rubens Felippe assume a administração da cidade de Paranavaí. A transmissão do cargo ocorreu ontem de manhã.
Ao assumir a função, o agora prefeito em exercício não escondeu a satisfação de, mais uma vez, poder servir a população de Paranavaí no mais alto cargo do município e elogiou a forma austera e progressista que Lorenzetti vem conduzindo a cidade.
“Eu e Rogério fizemos uma campanha espetacular, porque foi histórico o relacionamento que tivemos e a coligação que formamos. Isso surtiu efeitos extraordinários para a nossa cidade. Trouxemos o apoio do governador Beto Richa, que não se cansa de dizer que você [Rogério] é um excelente administrador, e que tem uma administração austera, transparente, dinâmica – algo que ele [Richa] admira muito. E eu digo mais: você Rogério está trazendo o futuro para o presente. Você está trazendo aquilo que deveria acontecer daqui há 20 ou 30 anos para o presente momento”.
Rubens Felippe acrescentou que “com habilidade política”, Rogério Lorenzetti conseguiu o empréstimo através do PAC 2. “Isso é uma coisa excelente para Paranavaí, porque você tem um longo prazo para pagar e uma carência muito boa para iniciar o pagamento. Então eu digo sempre, é o futuro que está sendo trazido para o presente”, afirmou Felippe, que estava acompanhado da filha, Janete, e da senhorita Dulce Aparecida Teodósio.
Para Lorenzetti, que ficará afastado do cargo por uma semana para tratar de assuntos particulares, a alternância do poder é a essência da democracia.
“As pessoas se alternam no poder, porque o que tem que ser definitivo é o município e, principalmente, o seu quadro de funcionários de carreira. […] Faço essa transmissão – assim como fiz para meus demais companheiros – certo de ter dado a todos a oportunidade de exercer a chefia da Prefeitura de Paranavaí e, em especial a Rubens, que é uma pessoa experiente e que considero muito”, declarou o prefeito licenciado.
Lorenzetti lembrou ainda do momento difícil que enfrentam os municípios brasileiros na questão financeira e pediu controle rigoroso a Rubens Felippe para que Paranavaí possa continuar preservando a sua saúde financeira e administrativa, uma vez que atual situação deve se perdurar até o final deste ano.
A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada no gabinete municipal e contou com a participação de um grande número de autoridades e lideranças locais, entre elas a primeira-dama Cristina Lorenzetti, o ex-prefeito José Augusto Felippe, vereadores, secretários municipais e chefes de núcleo.
O presidente da Câmara Municipal, Mohamad Smaili, falou em nome dos demais vereadores presentes. Lembrou da trajetória política de Rubens a frente do município e elogiou sua visão empreendedora que resultou em um episódio de grande desenvolvimento para o município.
Smaili definiu como louvável a atitude de Rogério ao permitir a alternância do poder e administrar de forma participativa. “Rogério tem oportunizado a todos nós momentos especiais e garantido que todos nós tivéssemos a chance de ganhar mais experiência”, apontou.

CIDADÃO HONORÁRIO
Ao assumir o cargo, o primeiro ato de Rubens Felippe como prefeito em exercício foi a sanção da lei que outorga o título de cidadão honorário de Paranavaí ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Luiz Rossoni.
A homenagem foi uma iniciativa do prefeito Rogério Lorenzetti, sobretudo pelo apoio do deputado Rossoni pela instalação da Reitoria da Unespar em Paranavaí, e foi aclamada pelo grande número de filiados do PSDB, partido de Rubens Felippe e Rossoni, presentes na cerimônia.
“Essa deferência que você [Rogério] me deu de sancionar essa lei outorgando o título ao nosso líder, que é presidente do PSDB, me comoveu porque você [Rogério] se despiu de qualquer vaidade para transmitir a mim essa honra de assinar essa lei. É um ato muito nobre de sua parte que não vou esquecer nunca. Rossoni é presidente do nosso partido e foi uma peça muito importante para trazer a reitoria da Unespar para Paranavaí, juntamente com a sociedade civil organizada. Ele abriu mão da pretensão de levar para a cidade dele a reitoria, porque ele também era candidato, em prol da nossa cidade”, salientou Felippe.
Para Walmor Trentini, presidente da comissão provisória do PSDB, a sanção da lei marca o momento histórico do município e a decisão acertada das autoridades em buscar o apoio de Rossoni para trazer a reitoria da Unespar para Paranavaí. Trentini agora aguarda com otimismo a concretização de um segundo projeto, o da conclusão do Hospital Noroeste, que, segundo ele, em breve deve sair do papel.