Lideranças destacam importância da cooperação

A importância da cooperação. Esse foi o destaque nas manifestações de lideranças que participaram ontem das atividades que encerraram o ano do Projeto Cooperalunos. A proposta é do CODEP com parceiros e neste ano se desenvolveu nas Escolas Getúlio Vargas e Caic, além do Cecap.
O Cooperalunos constitui de um conjunto de ações para difundir o trabalho em conjunto, as ações associativistas e o cooperativismo como instrumento para desenvolver as comunidades. Uma cartilha é usada como base. Esse material, bem como outros custos do projeto, foram patrocinados pelo Sicoob Noroeste – cooperativa de crédito fundada em 2005 e presente em oito comunidades.
As diretoras do Cecap, Líria Balestieri; do Caic, Luzia Ereno; da Escola Getúlio Vargas, Vilma de Almeida e a coordenadora pedagógica do Cecap, Rosilene Aparecida da Silva, reforçaram a ideia da cooperação para uma vida melhor. Lembraram que as crianças estão desenvolvendo noções de cidadania. Na mesma medida, demonstraram confiança no futuro dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento do país.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí – Codep, Arnaldo Giovani Rech, destacou o papel dos parceiros para o sucesso do projeto. Ele também disse da importância de cultivar valores tais como democracia, independência e amizade.
O projeto começou com dois estabelecimentos no ano passado. Neste ano foi para três e o objetivo é estender para toda a rede municipal. Na região também há iniciativas pleiteando a introdução do Projeto Cooperalunos.  
A secretária de Educação, Aparecida Gonçalves, afirmou que o poder público está aberto a projetos novos, que venham ao encontro dos interesses coletivos. A cooperação é fundamental para o crescimento, assinalou.
Gerente de negócios e de projetos sociais do Sicoob Noroeste, Alessandro Arrais Rodrigues lembrou as diferenças entre um banco e uma cooperativa de crédito. O principal ponto é o retorno das sobras para os associados e em serviços para toda a comunidade. No ano passado foram mais de 3,5 milhões, ponderou. São também parceiros do projeto: Amunpar e Apeap.