Sistema binário completa dois anos na Avenida Paraná

Desde a sua criação, a Avenida Paraná sempre teve mão de tráfego em dois sentidos. Há dois anos, a Prefeitura implantou o sistema binário e parte da via passou a ter mão única, sob a alegação de propiciar maior segurança.
Passados dois anos, o Diário do Noroeste conversou com quatro comerciantes, sobre a alteração. Três foram favoráveis e um contrário à mudança.
O empresário Roberto Borsali, da Protec Informática, não percebeu diferença no movimento de clientes. Porém, ressalta que o fluxo de veículos ficou melhor e até diminuiu o barulho provocado pelo tráfego.
“Eu aprovo essa mudança. No começo foi ruim, porém hoje todos se adaptaram. Os clientes já não reclamam mais e até diminuiu o número de acidentes. A dificuldade maior é para as pessoas que moram em outras cidades, que acabam se perdendo”, afirmou Borsali.
O gerente da Dias Bike, Mizael Moraes, também aprovou a mudança. Ele afirmou que o trânsito melhorou e ficou mais organizado. Moraes disse que com a mão única as pessoas acabam percebendo os comércios quando passam dentro dos veículos.
“O movimento de clientes ficou igual e não tive queda de vendas por causa da mudança. No início ficou mais fácil para estacionar e fazer manobras. Hoje em determinados horários do dia, sofremos com a falta de vagas para estacionar”, disse Moraes.
Já o comerciante Glauzeir de Matos, Glauzeir Tintas, não aprova a proibição de trafegar nos dois sentidos da Avenida Paraná. Ele comentou que o movimento caiu e que os clientes também reclamam do sistema implantado.
“Hoje por causa dessa mudança e para pegar os semáforos abertos os motoristas passam em uma velocidade superior a que circulavam antes. Isso faz com que eles nem percebam os comércios aqui existentes. Isso é ruim para o comércio e pior ainda para a questão de segurança no trânsito”, explicou Matos.
O comerciante Carlos de Almeida Morgado Junior, Elo Informática, concorda que no início o movimento teve uma queda. Porém hoje, tudo voltou à normalidade e ele também aprova a mudança no sistema binário.
“No início foi estranho até adquirir o hábito do que podia ser feito. Hoje tudo voltou ao normal, até mesmo a falta de estacionamento. Em alguns horários do dia chega dar congestionamento, porém bem menos do que acontecia antes”, fala o comerciante.
SISTEMA BINÁRIO – A alteração no fluxo da Avenida Paraná começou no dia 30 de outubro de 2011. A mudança foi a implantação de mão única no trecho entre a rotatória da Avenida Parigot de Souza e a Rua Souza Naves.
Com isso a Avenida passou a ser a principal rota de entrada para o centro da cidade. Todos os semáforos foram sincronizados para dar maior fluidez ao trânsito. Projetos desta natureza foram adotados em diversas cidades brasileiras.