Trecho exclusivo para estacionamento de motos
A partir de hoje, as vagas já poderão ser utilizadas e o trânsito nesta via passa a ser exclusivo para motociclistas. A medida está sendo adotada em preparação para a cobrança do estacionamento regulamento para motocicletas, que entrará em vigor em janeiro de 2014.
“Neste primeiro bolsão, serão pouco mais de 150 vagas para motocicletas. A implantação destes bolsões foi uma determinação do prefeito Rogério para que nós conseguíssemos organizar melhor o trânsito e oferecer um bom número de vagas gratuitas para os motociclistas na região central da cidade, antes da cobrança do estacionamento regulamentado. Então, a orientação é para que principalmente os comerciários e funcionários que trabalham nesta região, comecem e utilizar estas vagas e se habituar a estes espaços gratuitos até janeiro”, aponta o diretor da Ditran, Gilmar Lopes.
Para o gerente administrativo da Ditran, Gabriel Luiz, é importante ressaltar que apenas motocicletas e motonetas poderão transitar pela Travessa Sérgio de Morais a partir de agora.
“Os motociclistas poderão acessar as vagas de estacionamento pelas duas entradas da rua, tanto pela Rua Bahia quanto pela Rua Antônio Felipe. A via já está toda sinalizada, inclusive com placas indicando o trânsito exclusivo de motos, e os agentes da Ditran estarão fiscalizando o espaço para evitar que carros, ônibus, caminhões ou qualquer outro tipo de veículo circulem nesta rua”, explica.
Próximos bolsões
Segundo Gabriel Luiz, mais dois bolsões de estacionamento gratuito para motocicletas já estão previstos para serem implantados até o final deste ano: um na Rua Mato Grosso (no trecho entre a Praça Brasil e a Rua Paraíba) e outro na Rua Pará (no trecho entre a Rua Manoel Ribas e a Rua Pernambuco).
Assim que começar a cobrança do estacionamento regulamentado, os motociclistas que estacionarem fora dos bolsões gratuitos vão pagar R$ 0,50 por duas horas na vaga. “Lembrando que o motociclista que estaciona fora das áreas delimitadas para motos, invadindo vagas de carros ou em outros locais não permitidos, está cometendo infração leve e fica sujeito a multa de R$ 53 e a perda de 3 pontos na CNH”, frisa o gerente administrativo da Ditran.